sexta-feira, abril 27, 2007

Tempos Modernos... mas já? ou sería, ainda?


Disculpa ae, mas eu num tenho instrução pra essas coisa... hahahahahahahahahahahahahaha...
Mas é um tal de iPod music(pode?), laptop da Apple(nossa o baguio é caro pracas, pra ser um TecToy, como diz o cumpadi Fábio), White Noise, Experimental, IDM(INSS pode ser?).
Tamos ae desfrutando da total liberdade artística, não precisa ter habilidade numa Technics MK2 como Q-Bert ou KId Koala ou até o tio Ca$h Money dos velhos tempos do DMC.
Em tempos modernos e escassos de verba, se você não tem grana pra bancar uma entrada de um apresentação de música de vanguarda ou moderna, já experimentou passar o dia na frente de uma funilaria, uma serralheria, uma construção civil? É di grátis!!! Mas num fica muito perto pra sua segurança e ficar toda hora dizendo: "hein?!" ainda na mocidade.

Agenda corrida... quase!

Tudo muito rápido ao mesmo tempo hein? A Sandy e o Júnior não estão mais juntos como dupla musical. Los Hermanos emitiram nota oficial sobre pausa do grupo para projetos pessoais. Lee Perry esteve por aqui, Bad religion e Afrika Bambaataa bate cartão novamente, Skol Beats? School Beasts? O obscuro Medications(quem?) toca por aqui. Exposições arqueológicas, como o Jethro Tull, Motörhead e Buzzcocks. Grupo de improvisação Abaetetuba com Thomas Rohrer e Donny Correa na biblioteca Alceu Amoroso Lima neste sábado dia 28, na av. henrique Schaumann, 777 às 18h. Quem paga R$180 para ver Lauryn Hill? Parece que o Mudhoney estará por aqui novamente. E o meu amigo nego mó sem pique me disse que manda seu novo play pra mim por correio... eita!

sexta-feira, abril 20, 2007

Andrew Hill 1931 - 2007


Hoje, às 4h da manhã, Andrew Hill nos deixa aos 75 anos.
Este brilhante pianista e compositor ficou conhecido pelos seus discos pela Blue Note nos anos 60 e 70.
Tocou com Eric Dolphy, Sam Rivers, Freddie Hubbard, John Gilmore, Lee Morgan, Bobby Hutcherson, entre muitos outros grandes músicos.
Dono de uma criatividade exepcional e inovação, fez grande diferença no cenário musical com suas composições em discos como: Point of Departure, Judgement!, Black Fire, Dance With Death, Smokestack, etc.
Aqui fica minha humilde homenagem à este grande artísta que nos presenteou com sua valiosa arte.
Obrigado Andrew!!!
Visite o site oficial de Andrew Hill:
http://www.andrewhilljazz.com

terça-feira, abril 10, 2007

Sun Ra de verão


Lembro-me de pouco tempo atrás, quando Sun Ra e sua chamada Arquestra, se tornou moda ou "hype" no meio underground. É provável que se não houvesse o aspecto estético intergalático do nosso amigo de Saturno, as coisas poderiam ser diferentes. Pois a estrutura da Arquestra, que tem praticamente meio século de existência, não difere muito das chamadas Big Bands de Duke Ellington, Count Basie, etc. Quem teve a possibilidade de analisar sua extensa discografia, pode comprovar isso. Talvez sem o aspecto inter-galáctico, a Arquestra tería passado batido no meio underground. Será que dariam atenção ao obscuro nome "Herman's Blount Big Band"? Aí ao se escutar suas primeiras faixas, depararíam com composições semelhantes a de Duke, só que com menos exuberância de produção. "Ah, sería mais uma dessas Big Bands de Jazz tradicional ou Swing. Melhor ficar com Duke..." Isso é bem provável.
Ou a pessoa com muita sorte, depararía com alguns de seus discos que Sun Ra explora as cacofonias para ilustrar os sons do universo(mas supondo tudo isso, sem o nome de Sun Ra e o visual todo). Capaz da pessoa até gostar, por que lembra algo do Sonic Youth, só que sem guitarras e é mais antigo. Ou a pessoa achar aquilo um saco de ficar escutando, afinal, qual desavisado aguenta mais de dez minutos de ruídos produzídos por instrumentos de sopro ou até sintetizadores antigos? Talvez um outro mais sortudo ainda tivesse em mãos algum disco da Arquestra flertando com o Funk. "Até que vai, tem um balanço e tal, o pessoal canta, mas o JB's e Funkadelic é mais da hora" Outro mais sortudo podería deparar com a composição "Disco 3000", onde escutaria uma dance music feita com timbres e beats "cafonas" se comparados aos recursos de Roni Size e Chemical Brothers. Mas ainda bem que o "visú" colou de prima, pois assim o nosso amigo de Saturno teve a chance de ser reconhecido postumamente pela juventude.

 
 
Studio Ghibli Brasil