sexta-feira, agosto 29, 2008
Disposable Heroes of Jazz Music

quinta-feira, agosto 21, 2008
Espada Olímpica!
- Lamento por muitos atletas que com quase sem recursos, conseguiram chegar a olimpíada, mas vamos acordar deste delírio nacionalista e sermos patriótas. O nosso Brasil está doente, pobre e cada vez mais injusto.
quarta-feira, agosto 13, 2008
Genius Party Beyond (2008)
Genius Party Beyond - Studio 4°C (2008)
São 5 curtas dirigidos por: Koji Morimoto(Dimension Bomb), Mahiro Maeda(Gala), Tatsuyuki Tanaka(Tojin Kit), Shinya Ohira(Wanwa' the Puppy), Kazuto Nakazawa(Moondrive).
Tadashi Hiramatsu
terça-feira, agosto 12, 2008
Ícones do Jazz, tabus, injustiças - bateristas

sexta-feira, agosto 08, 2008
Eraserhead – David Lynch (1977)
quinta-feira, agosto 07, 2008
Sun Ra & His Arkestra

John Coltrane & Cecil Taylor

Cecil Taylor - Hard Driving Jazz (United Artists UAL 4014)
1. Shifting Down - 10:37
2. Just Friends - 6:13
3. Like Someone In Love - 8:07
4. Double Clutching - 8:18
terça-feira, agosto 05, 2008
Caetitu - Gibson, Weston, Mattos, Blume (2007)


1 - Flush and Harmonize - 18:36 Digital concert recording at LOFT Cologne
2 - Membrance Source - 10:43
3 - No Repeats - 22:46
by Christian Heck - 2007 August 24
Total time 52:16
sexta-feira, agosto 01, 2008
Um Oceano de plástico

No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros . Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Pedaços de redes, garrafas, tampas, bolas , bonecas, patos de borracha, tênis, isqueiros, sacolas plásticas, caiaques, malas e todo exemplar possível de ser feito com plástico. Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.

O oceanógrafo Curtis Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vórtex a uma entidade viva, um grande animal se movimentando livremente pelo pacifico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.
A bolha plástica atualmente está em duas grandes áreas ligadas por uma parte estreita. Referem-se a elas como bolha oriental e bolha ocidental. Um marinheiro que navegou pela área no final dos anos 90 disse que ficou atordoado com a visão do oceano de lixo plástico a sua frente. 'Como foi possível fazermos isso?' - 'Naveguei por mais de uma semana sobre todo esse lixo'.
Pesquisadores alertam para o fato de que toda peça plástica que foi manufaturada desde que descobrimos este material, e que não foram recicladas, ainda estão em algum lugar. E ainda há o problema das partículas decompostas deste plástico. Segundo dados de Curtis Ebbesmeyer, em algumas áreas do oceano pacifico podem se encontrar uma concentração de polímeros de até seis vezes mais do que o fitoplâncton, base da cadeia alimentar marinha.

Segundo PNUMA, o programa das nações unidas para o meio ambiente, este plástico é responsável pela morte de mais de um milhão de aves marinha todos os anos. Sem contar toda a outra fauna que vive nesta área, como tartarugas marinhas, tubarões, e centenas de espécies de peixes.

E para piorar essa sopa plástica pode funcionar como uma esponja, que concentraria todo tipo de poluentes persistentes, ou seja, qualquer animal que se alimentar nestas regiões estará ingerindo altos índices de venenos, que podem ser introduzidos, através da pesca, na cadeia alimentar humana, fechando-se o ciclo, na mais pura verdade de que o que fazemos à terra retorna à nós, seres humanos.
Fontes: The Independent, Greenpeace e Mindfully
Ver essas coisas sempre servem para que nós repensemos nossos valores e pricipalmente nosso papel frente ao meio ambiente, ou o ambiente em que vivemos.
Antes de Reciclar, reduza!
Fonte: Jorge Ceranto, diretor Trecsson, coordenador Fundação Getúlio Vargas - FGV
quinta-feira, julho 31, 2008
quarta-feira, julho 30, 2008
Miles Davis

Enfim, Miles Davis foi realmente um grande artísta e muito importante para a música, mas veja lá quem se coloca no pedestal da idolatria...
Romanos 3:10: "... Não há um justo, nem um sequer."
terça-feira, julho 22, 2008
sexta-feira, julho 11, 2008
Kaiba
Série de animação dirigida por Masaaki Yuasa e Madhouse em 2008. Kaiba é o personagem sem memória, a não ser com a imagem de uma mulher desconhecida. Viaja pelo espaço conhecendo pessoas e recuperando sua memória numa época em que as memórias das pessoas podiam ser armazenadas em bancos de dados e transferidas para novos corpos, sendo comercializadas, mas também podiam ser roubadas e ilegalmente alteradas. Yuasa dirigiu Mind Game(2004), Kemonozume(2006), trabalhou também em Crayon Shin-chan(1992), Noiseman Sound Insect(1997), My Neighbours The Yamadas(1999), Cat Soup(2003), Samurai Champloo(2004).
quinta-feira, julho 10, 2008
UMA NOTA DE AGRADECIMENTO
Obrigado à população que move este país, que vota e elege nossos líderes, as empresas, indústrias, crime organizado e desorganizado, enfim, todos os setores da sociedade brasileira. Ficam de fora os que estão no trabalho escravo, na mendicancia, miséria. Graças a nós todos que fazemos parte da sociedade em todos os níveis, teremos um futuro brilhante, sim, afinal os derivados de petróleo como o plástico, metais, materias inorgânicas, refletem bem o brilho sol. Beberemos bio-combustíveis e comeremos plásticos, metais, automóveis, etc. Quem sabe a minoria consiga comprar água engarrafada e alimentos importados. Obrigado à todos mesmo, pois o ser humano se tornou uma "coisa", descartável, um número. TV's de plasma maiores, pois assim não se enxerga a miséria nas ruas, nos cruzamentos de ruas e avenidas, nos bairros pobres e favelas, interior e capitais, norte, sul, leste e oeste.
Como disse antes, este é um mísero blog que poucas pessoas se interessam, e ainda por cima não tem cunho político, é direcionado ao supérfluo mundo artístico. Este post não surtirá efeito algum e não tem este objetivo, é apenas uma nota de agradecimento. Oremos pois, para que este quadro sombrio se reverta, para que o verdadeiro amor predomine em todos. Sim, o amor verdadeiro, que não é egoísta, que não espera recompensa ao se doar. Sem ironia, que Deus abençoe à todas as pessoas deste país, que tenham vida repleta de prosperidade, paz, amor e justiça, amém.
quarta-feira, julho 09, 2008
Sunny's Time Now

http://www.ptd.lu/stn.htm

Paul Thiltges Distributions
45, boulevard Pierre Frieden
L-1543 Luxembourg
Tel: (352) 44 70 70 46 28 - Fax: (352) 25 03 94
info@ptd.lu
sábado, junho 28, 2008
Work Series: Musician - Ken Vandermark (2007)

quarta-feira, junho 25, 2008
Freejazz em São Paulo neste sábado, 28/06/2008
:::HISTÓRIA DO JAZZ - VOLUME 5:::
>>>>> FREEJAZZ <<<<<
Com Antônio Panda Gianfratti e Yedo Gibson
A CASA TEM LOTAÇÃO LIMITADA. Chegue cedo!
Rua João Moura, #1076, Pinheiros (travessa da Rua Cardeal Arcoverde)
- Fundos do estacionamento
sexta-feira, junho 20, 2008
Cultura oriental, Bossa Nova, azeite e vinagre

Uma arrogante frase afirmava que a Europa é o centro da cultura e civilização da humanidade. Será mesmo? Bom, tem várias civilizações no norte africano e oriente médio, oriente extremo, parte das américas que já tinham um sistema funcional de cidades evoluído, enquanto a Europa vivia a barbárie. Bem, o sistema numérico que predomina no mundo é do oriente médio, os talheres como garfo, faca e colher vieram de lá também. O refinado consumo do chá vem do oriente, o macarrão foi criado lá. Calma, muitos benefícios e comodidades domésticas e logística produtiva foram geradas na Europa, porém muitas delas é que desencadearam a crise ambiental e a enfermidade do eco-sistema.
Agora devido a comemoração do centenário da imigração nipônica no Brasil, tenho deparado com afirmações descabidas tanto de brasileiros descendentes de japoneses, tanto de brasileiros descendentes de europeus. O oriente e o ocidente são como azeite e vinagre, não se misturam em uma poção homogênea, existe o bom senso do convívio e o respeito entre diferenças, mas jamais existirá um planeta 100% homogêneo. Muitos ocidentais caem no erro de afirmar que o Japão, por exemplo, se ocidentalizou. Isso não é verdade, pois o que aconteceu foi meramente a modernização de uma nação, pois a essência oriental está intacta. Mesmo que haja um bar de Bossa Nova em Shibuya, um rastafari japonês. Aliás sobre o mito do japonês adorar Bossa Nova, é para uma minoria, como apreciadores de Free Jazz em São Paulo. O Japão tem sua própria cultura musical, seja o J Pop da juventude, o Enka da velha guarda, ou o Rap, Reggae, música eletrônica para dançar, etc, que foram absorvidos estéticamente pelo povo japonês. O Japão pode ser considerado um povo pré-pós-modernista, pois já agiam como tais, antes deste conceito ser teorizado e criado. Os descendentes e os poucos japoneses restantes que imigraram para o Brasil, tentam preservar uma visão distorcida de um Japão que não existe mais nesta terra Macunaíma. Outra coisa, uma tradição nem sempre é traduzida como sabedoria e provedora de benefícios, muitas vezes ela se arrasta pelos séculos devido ao comodismo, gerando um costume por inércia. Para mim, as coisas mais importantes que devem ser tradição preservada no Japão ou em qualquer parte do hemisfério terrestre, são a Honra, o Respeito, a Disciplina no sentido de ser objetivo e correto em benefício pessoal e coletivo. A modernização de um país através da tecnologia e conforto na logística de uma cidade não descarta um aprimoramento moral, social e cultural que se aperfeiçoa através dos séculos. É aquela história, algum brazuca vai fazer curso de sushimen em Tokyo, que pode durar cerca de 10 anos, não chega na metade do curso e volta como rei da cocada preta, ou melhor, do sashimi de atum segunda linha. Ditadão popular brazuca: Em terra de cego, caolho é rei!
quarta-feira, junho 11, 2008
Freejazz, perseguição, o mesmo de sempre...
quinta-feira, junho 05, 2008
Peter Brötzmann + Ivo Perelman trio em São Paulo


Nesta última terça e quarta, dias 3 e 4 de Junho, Ivo Perelman se apresentou com o contra-baixista Dominic Duval e a violinista Rosi Hertlein. No dia 3, foi no auditório do Masp às 12:30h, como um concerto de câmara, só com a acústica do local, onde os músicos improvisaram de forma mais lírica. Rosi usou a sua voz como elemento complementar de acordes e contra-pontos, Dominic usou o corpo do contra-baixo e o tablado como percussão, unindo ao som visual do saxofone de Ivo. Realmente tenho notado a influência da pintura na música de Ivo e últimamente tem criado mais paisagens sonoras que podem ter mais ênfase nas cores ou no gestual, como na técnica de pintura chamada de "dripping", desenvolvida por Jackson Pollock. Assim também foi na quarta-feira no Sesc Vila Mariana, só que havia captação por microfones, que proporcionou uma outra atmosfera no campo dos harmônicos extraídos dos instrumentos.
Então é chegada a hora, Peter Brötzmann entra com seu trio, formado por Marino Pliakas no contra-baixo elétrico e pedais de efeito e Michael Wertmüller na bateria. Brötz inícia com o sax alto que em suas mãos, soa com a força e o peso de um tenor, alternando momentos líricos(sim!) e torrentes sonoras violentas. Usou o tarogato, um instrumento de sopro húngaro semelhante ao clarinete e um clarinete de metal, onde muitas vezes suas abordagens se assemelhavam muito à música do Oriente Médio. No sax tenor, é o Brötz que conheço, onde os tons graves soam como uma erupção vulcânica e os harmônicos em velocidade cósmica. Marino criou uma sólida massa sonora com as distorções, lembrando muito o guitarrista Sonny Sharrock e Michael alternou velocidade, força e dinâmica com uma destreza cirúrgica e rítmos tribais. Em muito me lembrou o projeto Last Exit de Brötz com Sharrock, Bill Laswell(baixo) e Ronald Shannon Jackson(bateria), só que mais enxuto. Mas o que realmente mais vou lembrar, é da simpatia, gentileza, humildade e suavidade de Brötz, que tive o grande prazer de conversar um pouquinho num café da esquina, assim como Dominic e Rosi. O Ivo eu já tive o prazer de conhecer antes, mesmo nossos encontros sempre serem breves, é sempre agradável conversar com ele. Mais do que ter assistido grandes apresentações musicais, foi ter conhecido pessoas.
(Publicado no blog Farofa Moderna)
terça-feira, junho 03, 2008
Fanatismo religioso

Natanael Damasceno - O Globo e TV Globo
RIO - Quatro jovens da igreja Geração Jesus Cristo invadiram e depredaram o templo Cruz de Oxalá, no Catete, no início da noite desta segunda-feira. Aos gritos, três rapazes e uma jovem, todos aparentando ter cerca de 20 anos, insultaram os fiéis e quebraram todas as imagens e utensílios que estavam no local. Contidos pelos dirigentes do centro, os quatro foram levados para a 9ª DP (Catete), prestaram depoimento e foram liberados.
Pastor se diz surpreso com ataque
Horas depois de terem sido presos, os jovens saíram sem dar nenhuma declaração. Eles disseram apenas que faziam parte de uma igreja evangélica chamada Geração Jesus Cristo. De acordo com o site G1, o pastor Tupirani, responsável pela Igreja Geração Jesus Cristo, condenou o ataque:
- Fiquei muito surpreso. Eles não deviam ter feito o que fizeram, não incentivamos esse tipo de atitude - disse, assegurando que os quatro integrantes detidos em flagrante depois de invadir e quebrar imagens no local, são "exemplos dentro da igreja".
Ataque no início da noite
O ataque começou pouco antes das 19h, quando uma fila com pouco mais de 20 pessoas aguardava a abertura do centro, que funciona em um sobrado na Rua Bento Lisboa. O grupo perguntou a uma das freqüentadoras para que era a fila e, diante da resposta, teria começado a demostração de intolerância.
" Eles agrediram verbalmente todos os que estavam na fila e aproveitaram a porta aberta para entrar correndo "
- Quando disse que estávamos ali para a consulta, eles começaram a nos insultar. Aos gritos, diziam que, por ordem de Jesus, devíamos abandonar o demônio, que estaria ali presente. Eles agrediram verbalmente todos os que estavam na fila e aproveitaram a porta aberta para entrar correndo - contou a advogada Sylvia Santana. Os dirigentes do centro têm medo de novos ataques:
- Será que outros não aparecerão? Não só na nossa igreja, mas também em outras. Isso realmente causa preocupação - ressaltou a advogada Cristina Moreira.
O centro mistura conceitos de religiões afro-brasileiras e do Kardecismo. Segundo seus dirigentes, ele está no bairro há pouco mais de dez anos e sempre conviveu pacificamente com vizinhos católicos e evangélicos. Os ataques teriam começado há alguns meses, depois que uma nova igreja evangélica se instalou nas proximidades.
De acordo com o telejornal "RJTV", na página que a congregação mantém na internet, vídeos e textos apresentam diversas críticas a outras doutrinas e crenças religiosas, com palavras agressivas. Em um dos textos, intitulado "Alerta para a população", há um relato de que outros incidentes, como o desta segunda-feira, já tinham acontecido.
Segundo o RJTV, os seguidores da igreja teriam trocado socos e tapas com integrantes de outra igreja evangélica, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e também no interior do estado, no município de Mendes.
Os quatro invasores foram autuados e vão responder por ameaça, dano contra o patrimônio e por desrespeito a culto ou prática religiosa. As penas variam de um mês a um ano de cadeia, mais multa.
Bem, o verdadeiro cristão deve ter o fruto do Espírito Santo:
" Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança(domínio próprio)." (Gálatas, capítulo 5, versículo 22)
Obs.: A mídia Globo costuma exaltar erros de pessoas ligadas às igrejas evangélicas.
Jesus disse:
"Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra." (João, capítulo 8, versículo 7)
terça-feira, maio 27, 2008
Peter Brötzmann trio + Ivo Perelman trio

Quarta-feira, 04/06/2008 - 21:00h
O que dizer? Imperdível, compareça!
terça-feira, maio 20, 2008
Charles Gayle e Deus

Aqui vai o trecho da entrevista de Charles Gayle feita por Hernâni Faustino em Lisboa, 2003, publicada no blog Jazz e Arredores por Eduardo Chagas em 23/11/2005:
HF - A tua música é muito espiritual. Qual a importância da religião na tua vida?
CG - A fé e o acreditar em Deus (Pai, Filho, e Espirito Santo) é a única verdade para mim....tudo o que faço é em nome de Jesus Cristo. A religião é o que de mais importante existe na minha vida, na minha música, e em todas as outras coisas.
Toda a minha música é dedicada a Deus.
HF - Muitas das tuas composições têm uma forte ligação à Bíblia. A Sagrada Escritura é a tua principal fonte de inspiração?
CG - A Bíblia é uma fonte de inspiração, Deus é uma fonte de inspiração....é através da Bíblia que a palavra e o coração de Deus chega até nós. Continuo a usar nomes e expressões da Bíblia para as minhas composições.
HF - Li numa entrevista tua que não sabias o que é o free jazz. Como é que defines a tua música?
CG - A minha música não tem nome....apenas me considero um músico de jazz, porque passei a maior parte da vida envolvido no jazz....no entanto a música de igreja exerceu em mim uma enorme influência...
http://jazzearredores.blogspot.com/
quinta-feira, maio 15, 2008
Wanderley Taffo Júnior (17/05/1954 - 14/05/2008)

Definitivamente nada do que ele fez profissionalmente me despertou interesse e apreciação. Mas uma coisa que ele fez que me despertou interesse, foi uma coisa que quase não se falou, tanto que só soube desta atividade na nota de obituário no jornal. Wander praticava caridade. Sim, sem alarde, sem tocar as trombetas diante de sí, distribuia agasalhos e alimento à moradores de rua e as pessoas próximas à ele dizem que ele era modesto. Isso foi mais do que suficiente para tocar meu coração e respeitá-lo, como ser humano. Pois é, enquanto muitos por aí criticam a ALCA, os Democratas, o Lula, o governo chinês em relação ao Tibet, o caso Isabella(apesar de tudo ter sido tão cruel ela acabou ganhando sua corôa antes do tempo, pois está com Deus agora), elogiam o ativismo do Fela, etc, ao som do Jazz, HipHop, Dub, Reggae, Ska, Punk Rock, Hardcore, Rock Alternativo, o guitar hero fazia na surdina o que muitos não fazem. Esteja com Deus, Wanderley.
terça-feira, maio 13, 2008
segunda-feira, maio 12, 2008
Luxo, a readaptação da língua portuguesa e a cultura da elite

Luxo. S. m. 1. Modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e prazer; ostentação, fausto, magnificência. [Sin. (bras., MG: cuca.] 2. Caráter do que é custoso e suntuoso. 3. Bem ou prazer custoso e supérfluo; superfluidade, luxaria. 4. Viço, esplendor. 5. Dengues, melindres. 6. Bras. Recusa fingida a fazer ou aceitar coisa; negação afetada; afetação. Cheio de luxo. Bras. Fam. e pop. Diz-se do indivíduo implicante, pretencioso, manhoso, exigente, luxente; cheio de chove-não-molha, cheio de história, cheio de galizia, cheio de nós pelas costas, cheio de nove-horas, cheio de novidades.
quarta-feira, abril 30, 2008
Rocko's Modern Life

http://www.joemurraystudio.com/rocko
http://www.nickelodeon.com.au/rocko
http://www.youtube.com/rocko
sexta-feira, abril 25, 2008
Hans Koch - Thomas Rohrer - Antonio Panda Gianfratti

http://www.myspace.com/kochschutzstuder
http://www.myspace.com/antoniopandagianfratti
http://www.myspace.com/thomasrohrer
http://www.koch-schuetz-studer.ch/
quarta-feira, abril 23, 2008
Sunny Murray
James Marcellus Arthur "Sunny" Murray nasceu em Idabel, Oklahoma, 1936. Se mudou para New York em 1956, em 1959 começou a tocar com Cecil Taylor. Entre muitos estudos e até workshops de Varese, iniciou seus estudos sobre o rítmo, ressonância, frequência sonora, tonalidade. Depois tocou com Albert Ayler. Poucas pessoas sabem, mas Rashied Ali deve muito à Sunny Murray. Na verdade o próximo baterista de Coltrane seria Sunny, mas ele não aceitou o posto por ser muito amigo de Elvin Jones e não queria criar inimizade. Elvin não poderia suprir as necessidades de Coltrane em sua nova fase, então convidou Sunny numa ocasião. "Later I told John: Elvin never let nobody play with you but me, and I'm never gonna lose the friendship I have with him... You're gonna make him hate me. John sat there quietly and said: "Sunny, I hear a thousand rhythms...” Cecil was there, Leroi Jones was there and Jean Phillips was there when he offered me the job, if there's anybody out there don't believe me, they were there".