sexta-feira, maio 26, 2006

Tim Maia Racional


A gravadora Trama coloca no mercado pela segunda vez em cd o famoso disco Tim Maia Racional vol. 1.
Existiu um lançamento extra-oficial em cd só que com um detalhe, os dois volumes em 2 LP´s em um só cd. A Trama dividiu em 2 e não convém analisar o porquê disso. Criou-se um mito em cima destes discos, muitos deles por conta de gente querendo faturar em cima, poucas cópias editadas, recolhimento pelo rompimento de Tim com a Cultura Racional, etc. Também criou-se o mito de que eram os melhores trabalhos de Tim. Quem conhece realmente a obra de Tim Maia, sabe que não é bem assim, "Azul da cor do mar", "Padre Cícero", "Ela partiu", não são do Racional. Tive a sorte de adquirir os dois volumes do Racional em LP antes de atingirem os absurdos valores que vão de R$100 à R$500!!! Bem, os discos são muito bons, algumas composições já tinham sido compostas e até gravadas, como é o caso de "Que beleza", e as letras foram adaptadas para a Cultura Racional. Fala-se da riqueza dos arranjos e instrumental, a interpretação de Maia. Como disse seu filho, Leo Maia, Tim estava em estado de plenitude espiritual, cantando mais ainda com a alma, como sempre fez. Então sua interpretação é fascinante, emociona, apesar da pregação em todas as canções. É claro que o instrumental tem qualidade, todos os músicos se doaram, fora a notória linha dura a lá James Brown de Tim com a banda. Mas tudo aquilo era apenas pano de fundo para sua mensagem, pois muitos arranjos eram baseados em arranjos de bandas de funk americanas, como War, Mandrill, JB´s, etc. É só conferir as datas anteriores dos gringos e o Racional. Estava mais do que na hora colocar estes discos no mercado.
Trepudiando em cima de quem não está aqui para se defender
Também é muito provável que se Tim estivesse entre nós, não poderíamos adiquirir este cd. Um dos motivos de até agora não ter sido relançado, era o próprio Tim. Já se falou muito sobre isso por aí, suas entrevistas quando lhe perguntaram à respeito, seu desencanto com aquele universo envolto de goma e resina. Agora que ele está em um lugar melhor, pode-se deitar e rolar em nome dele. Artístas que estavam numa sopa morna, regravando porcamente suas canções de pregação, gravadora lucrando com o suor alheio. Só discordo do Tim na questão de não liberar o relançamento pelo simples fato de ser boa música. Mas entendo completamente o porquê disso e respeito. Ele poderia ter refeito a poética das músicas, lançado um grande disco. Mas como Tim era um grande ARTÍSTA, não tinha apego as suas criações a ponto de se expor ao ridículo e contradizer a si próprio.
Agora me aparece a banda que toca o Racional em homenagem à Tim Maia... Até seu filho entrou nessa! Como diz a expressão popular, "Tim deve estar rolando no caixão". Para as pessoas de plástico ou da "sala de jantar", pode ser um momento de alto nível da música brasileira. Mas é aquela coisa, teremos um produto bem acabado, de qualidade, mas... sem alma. Aquilo não pertence a nenhum músico envolvido, nem pro Carlos Dafé que participou da Cultura Racional. Aquilo é bom simplesmente porque é uma pessoa cantando com todo seu sentimento, acreditando em cada palavra cantada. Dos membros alí presentes para esse revival, quem por acaso dormiu na rua, quem pediu ajuda? Talvez continuem a fazer coisas erradas.

3 comentários:

Anônimo disse...

taí japonês! falou bem! os discos são bons, os funks são bons, mas não podem ser considerados "clássicos" da música brasileira!!!!
agora, o pior é meia dúzia de mané subir no palco e fingir que está sentindo cada palavra das letras, sejam elas a resina, a goma, etc.

Anônimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»

Anônimo disse...

Interesting website with a lot of resources and detailed explanations.
»

 
 
Studio Ghibli Brasil