quarta-feira, março 05, 2008

Arthur Rhames


Outro dia conversando com um conhecido, discutiamos sobre a necessidade dos chamados "hard times" como disse Charles Gayle. Mas no caso eu discordava sobre o benefício da chapação de Tim Maia e seu sofrimento para produzir uma obra de arte de qualidade. Ora, um de seus momentos mais brilhantes como artísta foi quando estava longe das drogas. É puro mito esse lance de drogas potencializar a criação do artísta, tá cheio de exemplos de que a criação depende de estado sóbrio para ter o melhor resultado. Jimi Hendrix, Sun Ra, John Coltrane, Frank Zappa, etc e etc, compuseram seus melhores trabalhos longe da chapação.
Mas o caso de Arthur Rhames é outro, não chegou ao estrelato, teve uma vida marginal como artísta e morreu de aids em 1989 aos 32 anos de idade. Arthur Rhames viveu os "hard times" praticamente o tempo todo, dedicando cerca de 18 horas de prática no piano, saxofone tenor e guitarra todos os dias de sua breve vida. Teve até agora que eu saiba o destino mais cruel de todos, para os que acham que Basquiat, Dolphy e Trane sofreram mais. Mas não estou aqui para competir desgraças, isso não edifica. Estou aqui para prestar homenagem a este brilhante artísta que merece o reconhecimento, não deve de forma alguma passar batido na história da música. Infelizmente há pouquíssimos registros de seu talento dado por Deus e aperfeiçoado pelo seu amor, esforço e dedicação. Muito obrigado Arthur Rhames!
http://arthurrhames.net/
Aqui neste link, podemos ouvir as gravações de 29 de Agosto de 1981 em Willisau, Suiça, com Rashied Ali na bateria, onde homenageia John Coltrane e Charlie Parker:
The Dynamic Duo:Remember Trane and Bird - Ayler Records

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil