quinta-feira, janeiro 29, 2009

John Zorn ou Mallu Magalhães, quem me concede três desejos?

Nos últimos dias numa pequena comunidade sobre Jazz no orkut, o questionamento sobre a genialidade do saxofonista, improvisador e compositor John Zorn me chamou a atenção. Assim também sobre o que lí e ouvi à respeito da Mallu Magalhães, a qual realmente não sabia nada sobre seu trabalho musical. Estes dois artístas que pertencem a universos tão distantes um do outro partilham do mesmo questionamento: Afinal, são ou não são genios?
Em tempos mais rígidos, este título era atribuído a pessoas como Franz Lizt, Mozart, Edgar Varese, Pierre Boulez, Frank Zappa, Jimi Hendrix, etc.
Mesmo recebendo premiações de instituições como a MacArthur Foundation, que contempla poucos músicos em meio de cientistas(os quais são os estereótipos de gênio), educadores, Zorn não passa de um desconhecido para a maioria das pessoas ou apenas um nerd do underground com fama de chato e barulhento. Mas nos abstendo do que dizem por aí, é fato que Zorn é um artísta criativo e extremamente inteligente. Sua produção artística é assustadoramente abundante e rica, mas isso não o isenta de produzir trabalhos chatos. Sua precisão e destreza no saxofone proporciona-lhe total liberdade de expressão. É dotado de conceitos bem desenvolvidos e coerentes na sua obra, mesmo que 99% das pessoas o ignorem e achem uma bela porcaria.
A Mallu Magalhães ainda é uma menina, com 16 anos ganhou a fama e tomei conhecimento dela pelo costumeiro bombardeio de baixo nível da mídia sobre sua vida pessoal. Depois descobrí que sua música era trilha sonora de algum produto vendido pelos anúncios na tv. Aí tem esse lance da redescoberta da folk music norte americana, inventaram um troço que chamam de "indie folk"(mais hein?!). Realmente fiquei intrigado sobre as declarações sobre esta moça de 16 anos que dizem ser um gênio, extremamente madura, que fala, pensa e age com mais maturidade do que muitos que passaram dos 30...
Então eu assistí uma entrevista com Mallu e me pareceu uma pessoa simpática e sincera. Bem, sua música eu particularmente não ví nada de genial, também não achei ruim. Suas melodias são muito familiares se você tiver um bom repertório musical na memória. Muitos adoram a Mallu e outros tantos a odeiam. Sei lá viu, deixa ela fazer a arte dela, para mim é um mundo distante da minha realidade.
Mas é uma discussão que não vai acabar hoje, muito menos amanhã, nunca haverá uma lâmpada para esfregar e receber os tais dos três desejos e não há Zorn ou Mallu que possam realizá-los.
Uma "apóstrofe": " ...
look here brother
Who you jiving with that cosmik debris? ...Look here brother, dont waste your time on me"

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil