domingo, janeiro 22, 2006

Black music?!

Mais rótulos... Não entendo como a comunidade Afro-Brasileira deixa as pessoas, mídia, usarem este rótulo indiscriminadamente. Enfrentamos o problema racial grave aqui no Brasil, numa sociedade hipócrita que finge que o racismo não existe. Com o rótulo "Black Music", temos três problemas: o racismo própriamente dito, a americanização e perda de identidade nacional e, banalização da arte.
Não há problema em fazer música de origem Afro-Americana, pois a música é uma linguagem universal. Mas colocá-la num rótulo desses? Porquê não se usa a nossa língua portuguesa pra denominá-la? Melhor Musica Afro-americana ou Música Negra, não é? Fora que os estilos diferem estética e históricamente, como o Gospel,Rap,Funk,Soul, etc. Fora que muita gente discriminava tudo isso, como som de "maloqueiro"... Agora que tá na moda, "black music" nos Jardins, Vila Olímpia, etc. Temos um ponto positivo, pois os herdeiros da burguesia racista e elitista, querem ser como Tupac. Mas sinceramente, é um caminho torto e perigoso...

2 comentários:

Anônimo disse...

... mas o termo afro-americano é americanizado. foi um termo inventado por eles para todos poderem se referir aos negros de um modo sociável...
puro e legítimo seria como vc citou: música negra, no caso.

akirarw disse...

tem razão, apenas música negra fica muito melhor!

 
 
Studio Ghibli Brasil