sábado, janeiro 21, 2006

Jazz, Bebop? Não é bem assim...

A necessidade de rotular gêneros musicais nem sempre ajuda a esclarecer as coisas. Ainda mais se for de forma equivocada. Bom, já é fato constatado que o termo "Jazz" é pejorativo, de "música profana" executada pelos afro-americanos. Agora sobre o "Bebop": Aqui no Brasil, inúmeras publicações afirmam que o nome do "gênero" musical é uma onomatopéia dos malabarismos com a voz q os músicos faziam para imitar os instrumentos. Certo? Mais ou menos, pois "Bebop", é o nome de uma composição de Dizzy Gillespie. Pergunte à Max Roach e ele contará sobre uma noite num clube, quando executaram tal composição e, os jornalistas maravilhados com a novidade, queriam saber como se chamava aquele tipo de música tocada tão rápido. Dizzy, não sabendo como definir a música que estava sendo criada, disse "Bebop".
Mais tarde, Duke Ellington lhe deu um puxão de orelha dizendo para tomarem cuidado ao dar nome aos bois, pois isso gera muitos equívocos. Max Roach não usa termos como "Jazz, Bebop, Free jazz". Ele apenas define tudo isso como MÚSICA.

4 comentários:

Anônimo disse...

sim, tudo é música. mas não contradizendo este tópico porém deixando uma resalva que categorizar a música é bom sim - não de maneira oportunista - pois para pessoas leigas, pouco esclarecidas (seja por motivos culturais, econômicos, etc...) e para apreciadores de música no geral gera comunicação musical entre essas pessoas. seria tão bom se todo mundo tivesse tempo, dinheiro e poucas preocupações para ter o previlégio de estudar, pesquisar e discutir profundamente sobre música...

Unknown disse...

Concordo, mas eu quis dizer isso aos ditos formadores de opinião, já que tem essa pretensão de informar, que informem direito, pois são pagos para pesquisar e escrever sobre o assunto.

Anônimo disse...

com certeza meu veho. é que encontrei o link seu no transito e vi vários tópicos bem interessantes e tive vontade de me manifestar apesar de não ser formador de opinião. aliás seria ótimo ver estes "profissionais" se manifestarem aqui.
agora falando sobre o blog, quero te parabenizar pelos tópicos que são bem pertinentes.

Unknown disse...

Obrigado pela força! É isso mesmo, comentários são sempre bem vindos, afinal nunca fui portador da verdade. O blog é um simples espaço onde esponho minhas opiniões, sempre tendo o cuidado de informar dados corretos e sempre levando em conta fatos na prática e não meras especulações pessoais. Valeu!

 
 
Studio Ghibli Brasil