sábado, fevereiro 18, 2006

Einstürzende Neubauten

Bom, mais um post sobre fato ocorrido à anos atrás. O Neubauten sempre teve um número restrito de admiradores no Brasil. Sempre foi visto injustamente como som de "gótico"?! no sentido pejorativo, ou EBM?! Talvez por Blixa Bargeld tocar no Bad Seeds de Nick Cave? Ichi, doido, pior ainda, que associação simplória! Fora que o único disco deles que saiu por aqui, o Haus Der Lüge, o famoso disco do cavalo vermelho, não retrata o que o Neubauten é de fato. Dentro dos feudos do dito underground paulista, as castas sempre trataram o Neubauten como coisa inferior. Gente que nuca teve a curiosidade de saber o que era o rock industrial, nunca teve curiosidade de ouvir os discos Kollaps, Halber Mensch, ou saber do texto de Blixa sobre o nome-conceito da banda, que significa Edifícios Novos em Colápso. Pra quem se julga pesquisador musical, antenado com as vanguardas, não deveria agir com tanta pedância.
Agora o motivo do post: O país estava passando por uma escassês de shows internacionais, e os membros da "nata descolada" estava desesperada por um evento pra serem vistos e ter algum assunto em suas vidas vazias. O que aconteceu? Os burgueses tiveram que mover seus rabos até o Sesc Belenzinho para "apreciar" o Neubauten. Aí surgem os famosos "que curtem de milianos". Gente que achava o Check Your Head do Beastie Boys a salvação da música, tava lá fingindo que tava curtindo, pois a maioria ficou de costas pro show ou batendo papo sobre outras bandas. Mesmo o assunto sendo sobre um show que ocorreu anos atrás, a essência da palhaçada é a mesma que ocorre com o Rap, Grime, Samba, Funk Carioca hoje em dia. O país negociando a TV digital e ainda existe a côrte medieval comendo com a mão, pegando sífilis e peste bubônica...

2 comentários:

Anônimo disse...

todos estes posts acabam se tornando vazios pois não dão nomes aos bois. ... tipo seria para quem serve a carapuça? não seria melhor então falar diretamente para o alvo? confesso que gosto dos tópicos e conteúdos mas tá faltando citar a quem vc está se referindo pois senão seus textos acabam tudo caindo no vazio, inclusive o oportunismo de quem pretenderia atingir. não me entenda como alguém que quer um blog de fofocas baixarias deste nível, mas sim algo menos vago.

Unknown disse...

Obrigado por gostar dos posts. Discordo da sua opinião de que se tornam vazios por não delatar nomes. Quer nomes? Questione a Folha de São Paulo, sites de música, sobre seu conteúdo jornalístico musical. Muitas outras fontes simplesmente põe em dúvida as matérias. Fora que muita gente anônima que citei,nem escreve em lugar algum. Ah, da mesma maneira que se reserva o direito de permancer anônimo, eu me reservo em não usar nome de terceiros.

 
 
Studio Ghibli Brasil