quinta-feira, outubro 22, 2009

Presidente Lula, vigia na terra!

Este blog não costuma fazer análises políticas por conta de seu direcionamento às artes e cultura. Mas se tratando do presidente da república do Brasil, Luiz Inácio "Lula" da Silva, há uma questão cultural evidente.
O que me levou a escrever este post foi o destaque de primeira página de um jornal paulistano que não vem ao caso suas intenções desta matéria que tinha este título: No Brasil, Cristo teria de se aliar a Judas, diz Lula.
Nesta infeliz comparação o presidente crê que para governar é preciso uma coalizão. "Se Jesus Cristo viesse para cá e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão".
Agora vejamos uma passagem das escrituras bem conhecida das pessoas de um modo geral, que se encontra no evangelho de Mateus, capítulo 4:

"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito Santo ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam."

Deixemos de lado as questões religiosas e espirituais e atentemos ao significado e simbologia. Jesus se mostrou incorruptível mesmo em uma situação extrema. Lula em sua infeliz comparação afirma que Jesus teria de dar um "jeitinho", tolerar certos desvios. Judas é o símbolo da traição e corrupção. Possuia um cargo de alta confiança, mas traiu e se corrompeu por um punhado de moedas. Isso foi o ápice de sua trajetória sombria, pois já andava furtando parte das ofertas enquanto era tesoureiro do ministério de Cristo.
Aí entra o problema cultural. Se as pessoas realmente tivessem conhecimento das escrituras, não fariam este tipo de comparação, simplesmente pela incoerência entre a afirmação de Lula e os fatos descritos na bíblia que revelam o caráter de Jesus Cristo, que preferiu morrer à se corromper ou fazer uma coalizão.
Então surgem afirmações totalmente equivocadas, como esta que eu mesmo já acreditei que estivesse na bíblia: "Deus escreve certo por linhas tortas". Fora esta frase realmente não estar na bíblia, há uma afirmação de Deus que prova o contrário no livro do profeta Isaías, capítulo 45 verso 2 no antigo testamento: "Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos;". Outra frase errada é esta: "A voz do povo é a voz de Deus". Entendo esta frase sobre dar a razão a maioria, que muitas vezes erra. Mas veja o que diz Deus no livro de Números, capítulo 23 verso 19: "Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa;"
Eu particularmente resolví ler a bíblia por curiosidade, na tentativa de encontrar algo que fosse ruim para a sanidade mental das pessoas. Fui no intuito de uma análise empírica, realmente sem uma opinião formada e deparei com fatos históricos e muitos deles a ciência contemporânea teve de reconhecer como verídicos, por conta de muitas provas materiais. Não encontrei nada que levasse uma pessoa ao isolamento da realidade e privação de sua liberdade de como conduzir sua própria vida. Há muitos aspectos culturais, de certos povos, de certa época e muitas vezes algumas instituições religiosas interpretam de forma errada, criando doutrinas e costumes por elas mesmas.
Aqui eu deixo uma frase que deveria estar em mais para-choques de caminhão e na mente do povo. Está no livro do profeta Oséias, capítulo 4, verso 6:
"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento;"

2 comentários:

Vagner Pitta disse...

...

a comparação do Lula foi extremamente de mal gosto mesmo por se tratar no nome sagrado de Jesus, mas é totalmente cabível se comparado com as artmanhas dos partidos pra se fazer política no Brasil: ou seja, numa hora se atacam, mas quando tem que aprovar algo importante, de seus interesses, se unem como se nada tivesse acontecido...pode ver que em se tratando de oposição - e nem estou defendendo a direita nem a esquerda - aqui no Brasil é complicado fazer e pensar política. Isso por conta de todos: a falta de conhecimento e a preguiça das pessoas em procurá-la, os partidos de oposição que fazem de uma picuinha um copo d´água pra derrubar uns aos outros( tomando tempo e dinheiro nas tramitações, enquanto projetos importantes ficam à merce), a TV, Revistas, Jornais e Sites que, em sua maioria são extra-sensacionalistas e manipulam a população...enfim, Jesus certamente não teria lugar na política Brasileira (visto que ele não ocupou nenhum cargo político em seu tempo de peregrinação na Terra), mas a dificuldade para aprovar um projeto (mesmo quando de interesse da maioria) é tanta que a comparação de Lula foi infeliz na escolha, mas cabível no contexto. É isso mesmo...no Brasil é assim mesmo: o problema da política brasileira é tão grave quanto à própria comparação de Lula!

Valeu pelos anuncios e posts no Farofa. Ahh, para o próximo ano - e ja começando agora - pretendo valorizar mais o circuito paulistano de concertos instrumentais (sendo eles jazz, instrumental brasileiro ou improvisação livre). A você deixo a proposta de explorarmos mais a parte da improvisação livre. Ok?

Abraços fraternos e a paz de Jesus!

Unknown disse...

Valeu Pitta, mas o nosso amigo barbudo escoleu muito mau mesmo para fazer uma comparação. Se Lula pudesse ver a situação, de cara ele iria ouvir em alto e bom tom, Jesus dizendo: "Não vim revogar a lei e sim fazer ela se cumprir"rsrsrsrsrs!
Mais uma vez digo que é um prazer em colaborar com o Farofa e continuemos a nos esforçar em divulgar a boa música.
Paz e Graça.

 
 
Studio Ghibli Brasil