sábado, setembro 25, 2010

Arthur Doyle & Sunny Murray - Dawn Of A New Vibration (2000)

Mais um encontro histórico da música livre registrado entre dois grandes artístas. Arthur Doyle e Sunny Murray possuem muitos pontos em comum que vai além do território musical. Ambos passaram por muitas dificuldades e injustiças sociais, não que outros não tenham passado, mas vários fatos de suas vidas deixaram profundas cicatrizes na alma e no espírito.
Arthur Doyle permanece como um nome obscuro mesmo dentro do restrito cenário underground, do free jazz e ele mesmo não faz questão de reverter este quadro, preferindo se dedicar ao que realmente importa, fazer sua música, mesmo que isso lhe proporcione uma vida difícil. Sunny Murray é um exilado de sua terra natal, pois sabia que poderia acontecer se permanecesse nos EUA. Ambos tem o devido reconhecimento justamente em outro continente e isso não é novidade, pois seus antecessores tiveram que imigrar para Europa por um período para ter um mínimo de dignidade como artístas, como foi o caso de Duke Ellington, Max Roach, Dizzy, etc. Murray e Doyle tem participado do constante movimento da improvisação livre européia, que apesar de restrito, se mantém firme. E tem sido muito gratificante o encontro destas duas linguagens em encontros que muitas vezes se realizam em duos, tanto de Doyle e Murray com os improvisadores europeus.
Em Dawn Of A New Vibration encontramos um clássico de Murray, Giblets e Nature Boy, autoria de Eden Ahbez, composta em 1947 e se tornou um standard do jazz e da música popular depois da versão de Nat King Cole e que faz parte do repertório de Doyle.
Este formato em duo, em que um músico executa os sopros e o outro a percussão, resulta em um espectro muito amplo de liberdade sonora em particular. Para quem apenas tem como referência o Interstellar Space de John Coltrane e Rashied Ali, já está mais do que na hora de conhecer outras gravações tão maravilhosas quanto esta. Este formato se renova a cada geração como no caso do encontro de duas gerações, nos casos de Milford Graves e David, Murray, Chris Corsano e Paul Flaherty, Ken Vandermark e Paul Lytton, por exemplo. Clique na imagem do post para acessar o arquivo e conhecer mais um pouco da arte de Arthur Doyle e Sunny Murray.

5 comentários:

Fabricio Vieira disse...

valeu! realmente um grande encontro!

Unknown disse...

Obrigado pela visita ao blog Fabricio e parabéns pelo trabalho do Free Form, abs

Matthew disse...

hey,
Any chance of a re-up of this and Egg Head? I would be ever grateful!
Matt

Unknown disse...

Matt, this is the new link for Egg Head: http://www.4shared.com/rar/4QOGy6sW/ADEH7.html

Dawn Of A New Vibration will be available as soon as possible, because the file is not on the hard disk

Matthew disse...

Thanks!

 
 
Studio Ghibli Brasil