quarta-feira, junho 06, 2007

Design é tudo!


Taí o logo escolhido para as olimpíadas em Londres. Tem muita gente reclamando, parece que o visú que representa algo jovem e moderno não está agradando. Talvez seja jovem e moderno demais, em vista de uma nova realidade sobre a juventude contemporânea do século XXI.
"... This is the dawning of the age of Aquarius..."
Não sei qual a visão de James Rado e Gerome Ragni quando escreveram a letra da canção "Aquarius/Let the sunshine in", composta por Galt MacDermont famosa na interpretação do grupo 5th Dimension em 1969, mas já estamos na tal da Era de Aquário e podemos comprovar que a utopia hippie não colheu os frutos desejados. Além da lamentável situação mundial de não paz e amor, de bônus, o colapso do meio ambiente no planeta.
E deparamos também com uma juventude paradoxalmente conservadora em muitos sentidos. Será que é a negação do liberalismo dos pais que, vamos admitir, não deu muito certo? É um tanto comum os filhos renegarem os pais, se os pais foram hippies, do paz e amor, capaz dos filhos serem do "potresto" nada pacífico, nada de música suave do Donovan, e sim, "Decontrol" do Discharge.
Bem, quanto ao logo das olimpíadas, acho meio estranho mesmo, mas realmente não me importo. Se quem o idealizou pensou em algo jovem e moderno, taí uma opinião. Na verdade tá bom assim mesmo, tá colorido, fora do padrão "firma" e "rough publicitário" (aquele visú do projeto gráfico do Adobe Acrobat 5.0)que muitas vezes rola em símbolos e logotipos em grandes eventos que envolvem uma enorme estrutura(na linguagem jovem atual, se usa o termo "mega", é... a juventude moderna desenterrou a língua morta...).
E o que importa mesmo não é a tal da confraternização entre as nações, tendo o esporte como canalizador de rivalidade e competitividade, o tal do "importante é participar e não ganhar"? Em certos países, se o atleta não volta com uma medalhinha... ai, ai, ai...
http://www.london2012.com/

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil