terça-feira, maio 27, 2008

Peter Brötzmann trio + Ivo Perelman trio

Ivo Perelman Trio: Rosi Hertlein, violino e Dominic Duval, baixo
Terça-feira, 03/06/2008 - 12:30h
"Música no MASP"
Grande Auditório do MASP
Avenida Paulista, #1578, São Paulo - SP

Peter Brötzmann Trio + Ivo Perelman Trio
Quarta-feira, 04/06/2008 - 21:00h
SESC Vila Mariana
Rua Pelotas, #141 São Paulo - SP

O que dizer? Imperdível, compareça!

terça-feira, maio 20, 2008

Charles Gayle e Deus


Aqui vai o trecho da entrevista de Charles Gayle feita por Hernâni Faustino em Lisboa, 2003, publicada no blog Jazz e Arredores por Eduardo Chagas em 23/11/2005:

HF
- A tua música é muito espiritual. Qual a importância da religião na tua vida?
CG - A fé e o acreditar em Deus (Pai, Filho, e Espirito Santo) é a única verdade para mim....tudo o que faço é em nome de Jesus Cristo. A religião é o que de mais importante existe na minha vida, na minha música, e em todas as outras coisas.
Toda a minha música é dedicada a Deus.
HF - Muitas das tuas composições têm uma forte ligação à Bíblia. A Sagrada Escritura é a tua principal fonte de inspiração?
CG - A Bíblia é uma fonte de inspiração, Deus é uma fonte de inspiração....é através da Bíblia que a palavra e o coração de Deus chega até nós. Continuo a usar nomes e expressões da Bíblia para as minhas composições.
HF - Li numa entrevista tua que não sabias o que é o free jazz. Como é que defines a tua música?
CG - A minha música não tem nome....apenas me considero um músico de jazz, porque passei a maior parte da vida envolvido no jazz....no entanto a música de igreja exerceu em mim uma enorme influência...
http://jazzearredores.blogspot.com/

quinta-feira, maio 15, 2008

Wanderley Taffo Júnior (17/05/1954 - 14/05/2008)

Wander Taffo guitarrista e diretor geral da EM&T (Escola de Música e Tecnologia), tocou com Rita Lee, bandas Memphis,Made In Brazil, Secos e Molhados, Gang 90 e Banda Taffo.
Definitivamente nada do que ele fez profissionalmente me despertou interesse e apreciação. Mas uma coisa que ele fez que me despertou interesse, foi uma coisa que quase não se falou, tanto que só soube desta atividade na nota de obituário no jornal. Wander praticava caridade. Sim, sem alarde, sem tocar as trombetas diante de sí, distribuia agasalhos e alimento à moradores de rua e as pessoas próximas à ele dizem que ele era modesto. Isso foi mais do que suficiente para tocar meu coração e respeitá-lo, como ser humano. Pois é, enquanto muitos por aí criticam a ALCA, os Democratas, o Lula, o governo chinês em relação ao Tibet, o caso Isabella(apesar de tudo ter sido tão cruel ela acabou ganhando sua corôa antes do tempo, pois está com Deus agora), elogiam o ativismo do Fela, etc, ao som do Jazz, HipHop, Dub, Reggae, Ska, Punk Rock, Hardcore, Rock Alternativo, o guitar hero fazia na surdina o que muitos não fazem. Esteja com Deus, Wanderley.

segunda-feira, maio 12, 2008

Luxo, a readaptação da língua portuguesa e a cultura da elite

Nossa língua portuguesa... Em uma publicação do mês de Maio deste ano, a proprietária da NK Store afirma que luxo não é ostentação. Em tempos modernos e sofisticados, vamos recorrer ao "velho" dicionário Aurélio:

Luxo. S. m. 1. Modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e prazer; ostentação, fausto, magnificência. [Sin. (bras., MG: cuca.] 2. Caráter do que é custoso e suntuoso. 3. Bem ou prazer custoso e supérfluo; superfluidade, luxaria. 4. Viço, esplendor. 5. Dengues, melindres. 6. Bras. Recusa fingida a fazer ou aceitar coisa; negação afetada; afetação. Cheio de luxo. Bras. Fam. e pop. Diz-se do indivíduo implicante, pretencioso, manhoso, exigente, luxente; cheio de chove-não-molha, cheio de história, cheio de galizia, cheio de nós pelas costas, cheio de nove-horas, cheio de novidades.
 
 
Studio Ghibli Brasil