terça-feira, julho 18, 2006

Malachi Thompson 1949 - 2006

A música acaba de perder mais um grande artísta. Neste último domingo, 16 de Julho de 2006,
o trompetista e compositor Malachi Thompson sucumbiu ao câncer. Tinha 56 anos.
Nasceu em Princetown, Kentucky e se mudou para Chicago ainda criança. Aos 11 anos sua mãe o levou para assistir a banda de Count Basie e ele se apaixonou pelo som do trompete e decidiu tocar.
Em 1968 ingressou para a AACM e no começo dos anos 70, mudou para New York, tendo tocado com Joe Henderson, Jackie McLean e Lester Bowie. Também formou uma das primeiras bandas de metais modernas, a Brass Proud. Em 1989 recebe o diagnóstico de câncer e que tería apenas mais um ano de vida. Isso trouxe uma profunda mudança em sua arte e vida. "Eu tinha que começar a fazer coisas antes que fosse tarde demais" disse Thompson na época do lançamento do seu disco "Lift Every Voice" (Delmark recs) de 1993, onde faz uma profunda pesquisa nas raízes da cultura musical negra.
Após o tratamento por radiação, Thompson viajou para o Egito e tocou seu trompete em uma ilha no Rio Nilo, prestando uma homenagem à Buddy Bolden, que provavelmente foi o primeiro trompetista do Jazz, que tocou seu instrumento ás margens do rio Mississipi. Conseguiu trazer música ao The Sutherland Hotel, na 47th Street com Drexel Boulevard, onde Miles Davis e Louis Armstrong tocaram. Foi uma época próspera, pois por conta do racismo, o capital se acumulou na comidade negra da região. Está registrado em disco, o "47th Street"(Delmark recs), que inclusive tem uma edição nacional.
Depoimento de Fred Anderson, grande saxofonista do Free Jazz em Chicago: "Ele era um grande músico, estava na tradição, era louco por Miles e Coltrane. Sempre empurrando a música para novas direções". De Bill Brimfield, trompetista e um dos mentores de Thompson nos anos 60: "Seus ouvidos eram abertos, sua mente era aberta. Ele escutava coisas que estavam além dele. Sempre pesquisando, sempre se arriscando enquanto tocava". De Orbert Davis, trompetista de Chicago: "Ele tinha uma visão para a comunidade".

2 comentários:

Anônimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anônimo disse...

I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
»

 
 
Studio Ghibli Brasil