Desenho animado criado por Joe Murray foi produzido de 1993 à 1996 para TV Nickelodeon e chegou a ser exibido em tv aberta no Brasil. Certamente uma das melhores séries de animação na mesma categoria de Twisted Tales Of Felix The Cat (1995-1997), produzido por Timothy Berglund, que produziu a animação de Rocko's Modern Life. Seu companheiro Vacão e seu vizinho Ed Cabeção garantem momentos hilários.
http://www.joemurraystudio.com/rocko
http://www.nickelodeon.com.au/rocko
http://www.youtube.com/rocko
quarta-feira, abril 30, 2008
sexta-feira, abril 25, 2008
Hans Koch - Thomas Rohrer - Antonio Panda Gianfratti
Infelizmente não deu tempo de postar sobre a apresentação que ocorreu nesta última quarta-feira, dia 23 de Abril no Cento Universitário Maria Antonia em São Paulo. Recebí o e-mail em cima da hora, mas pelo menos posso comentar sobre a apresentação que devido a pouca divulgação, tinham poucas pessoas presentes. Tivemos peças de improvisação livre e também momentos de free jazz ao longo da seção. Hans Koch é um artísta suiço que toca clarinete baixo e saxofone soprano, mas também trabalha com elementos eletrônicos na música. Thomas Rohrer também é suiço mas reside em São Paulo, toca saxofones, rabeca, elementos eletro-acústicos. Antonio Panda Gianfratti toca bateria, percussão comtemporânea e eletro-acústicos. A primeira parte da seção foi no campo da improvisação livre onde pudemos apreciar muitas texturas sonoras, o uso do silêncio, ruído, timbragem em diversos instrumentos e objetos como chapa de metal, garrafas, etc. Rohrer e Koch também extraem sonoridade de instrumentos convencionais como o saxofone, clarinete e rabeca de forma muito criativa, além do campo da técnica convencional de cada instrumento. Panda também extende sua técnica percussiva para o campo timbrístico, tecendo muitas texturas e paisagens sonoras. Tenho que dizer que não precisamos estar em Chicago, New York, London ou Donaueschingen para apreciar música contemporânea de excelente qualidade. Só precisamos de mais locais que ofereçam oportunidade.
http://www.myspace.com/kochschutzstuder
http://www.myspace.com/antoniopandagianfratti
http://www.myspace.com/thomasrohrer
http://www.koch-schuetz-studer.ch/
http://www.myspace.com/kochschutzstuder
http://www.myspace.com/antoniopandagianfratti
http://www.myspace.com/thomasrohrer
http://www.koch-schuetz-studer.ch/
quarta-feira, abril 23, 2008
Sunny Murray
James Marcellus Arthur "Sunny" Murray nasceu em Idabel, Oklahoma, 1936. Se mudou para New York em 1956, em 1959 começou a tocar com Cecil Taylor. Entre muitos estudos e até workshops de Varese, iniciou seus estudos sobre o rítmo, ressonância, frequência sonora, tonalidade. Depois tocou com Albert Ayler. Poucas pessoas sabem, mas Rashied Ali deve muito à Sunny Murray. Na verdade o próximo baterista de Coltrane seria Sunny, mas ele não aceitou o posto por ser muito amigo de Elvin Jones e não queria criar inimizade. Elvin não poderia suprir as necessidades de Coltrane em sua nova fase, então convidou Sunny numa ocasião. "Later I told John: Elvin never let nobody play with you but me, and I'm never gonna lose the friendship I have with him... You're gonna make him hate me. John sat there quietly and said: "Sunny, I hear a thousand rhythms...” Cecil was there, Leroi Jones was there and Jean Phillips was there when he offered me the job, if there's anybody out there don't believe me, they were there".
segunda-feira, abril 14, 2008
quarta-feira, abril 09, 2008
Abaetetuba
Tudo no seu devido tempo... Eu poderia ter postado sobre este grupo antes, mas creio que hoje eu possa dizer algo com mais concistência, não apenas escrever um mero release, afinal o próprio grupo faz isso de forma eficiente. Se trata de um grupo de improvisação livre, que já teve foco mais direcionado ao Free Jazz e está na ativa desde 2004. Parte de seus membros se encontra atualmente na Europa, Yedo Gibson, Renato Ferreira e mais recentemente Rodrigo Montoya. Mas Antonio "Panda" Gianfratti continua seu trabalho e pesquisa aqui em São Paulo, contando com a participação de Thomas Rohrer. Por motivos alheios a minha vontade e do Abaeteuba, nosso contato foi adiado por quase três anos. Mas graças a Deus, tive o prazer de conhecer estes artístas e principalmente, fazer amizade com pessoas, indivíduos. Sim, são artístas criativos, mas o bom coração é o que mais me importa. Já tive oportunidade de conhecer muitos artístas que infelizmente não pude apreciar suas qualidades de caráter humano como as de artísta. A vaidade é uma armadilha sutil e perigosa que muitas pessoas caem no meio dito cultural. O meio cultural existente nesta cidade é que dificultou meu contato com o Abaetetuba, mas o que é justo sempre vem a tona, desmantelando todo o equívoco. Bem, não escreverei sobre a sua música, sobre nomes, referências, técnica, pois a arte fala por sí só, como dizia certo filósofo alemão. Posso dizer que conhecí pessoas de caráter, em que a humildade não está no discurso e sim nos atos, assim como seu óbvio valor artístico. Não é de maneira alguma exclusividade minha esta oportunidade, pois já disse uma vez o mais justo de todos: " Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." Ap. 3.20
http://www.myspace.com/abaetetuba
http://www.myspace.com/abaetetuba
Assinar:
Postagens (Atom)