domingo, julho 19, 2009

Cultura e Arte no Brasil... as vezes é como lavar a calçada com a mangueira...

É, infelizmente estamos num país que de certa forma o consumo de cultura e a arte chega a ser um desperdício, uma extravagância. Pode existir a argumentação sobre a relevância da arte popular, de massa, mas no saldo geral era melhor que certas coisas nem viessem a existência e olha que não estou falando de elitizar, pois também há o lado enfadonho da arte que é considerada de alto nível intelectual.
E que isso não seja munição para os espertinhos que se vangloriam na ignorância, que preferem manter suas mentes nas trevas da dita cuja ignorância, tentando justificar sua preguiça em buscar mais estímulo edificante para seu cérebro, através de uma falsa humildade, apenas consumindo entretenimento comercial volátil, como uma trilha sonora de novela com música indiana.
Não estamos aqui embarcando numa barca fria de pessimismo, mas todo mundo sabe a realizade, só não vê quem não está afins mesmo. Grande parte da produção cultural que tem o seu "selo" de qualidade do Inmetro da arte, é produzida e consumida por uma parte da população que é minoria, que é até uma aberração no meio de um imenso país que não consegue resolver seus "pobrema" e graças à uma filosofia pra lá de duvidosa disseminada por um jogador de futebol em uma propaganda de um produto mais duvidoso ainda, cada um fica com seus "pobrema"(espero que o Marcelo Médici tenha captado a mensagem).
Bem, eu até lavo a "calçada" com mangueira, mas por questão de mera consciência, lavo só uma vez por semana e não fico empurrando folha seca por folha seca com a água e sei que isso não é mérito nenhum, é o mínimo que devo fazer por coerência. Isto de não ser correto lavar a calçada aconteceu, porque quase todo mundo resolveu lavar a calçada todo dia e a torneira aberta no máximo sem se preocupar com o amanhã que é hoje.
Isso me fez lembrar uma história da bíblia, onde o sucessor de Moisés na liderança do povo israelita e seu companheiro, tiveram que esperar 45 anos para entrar numa terra(é, aquela tal que emana leite e mel...) que fora prometida a eles, por culpa dos outros.

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil