sábado, agosto 21, 2010

Milford Graves Trio - Live France 2008

Neste bootleg temos mais um encontro grandioso do free jazz: O lendário saxofonista Kidd Jordan e Milford Graves e William Parker. Outro encontro inédito ocorreu com Parker, Graves e Anthony Braxton, que nunca tinham gravado juntos até 2008, no disco Beyond Quantum, mesmo ano deste encontro com Jordan. Também houve à muitos anos atrás, mas não sei se há registro gravado de um encontro histórico de Graves e o saxofonista Charles Gayle em um festival. Neste festival na França, os três músicos deixam fluir suas idéias de forma intensa, como costuma ocorrer em sessões de free jazz, com alguns momentos de monólogos de cada artísta entre momentos mais torrenciais e serenos. A bateria de Graves sempre conduz por caminhos diferentes devido a sua técnica percussiva que não vêm das tradições do jazz, mas de uma música mais ancestral, em contraste de Jordan que é fundamentado na tradição de New Orleans. Parker tem ambos os elementos, aliados a uma linguagem contemporânea e universal em seu instrumento. Clique na imagem para acessar o arquivo. Por se tratar de um arquivo bootleg disponível em um site de downloads, esta gravação até o momento não possuia uma capa, então eu criei esta de forma provisória.

4 comentários:

Fabricio Vieira disse...

grande encontro! há um disco tb muito bom ('Palm of Soul') que reúne Kidd Jordan, Parker e outro percussionista vital: Hamid Drake. Conhece?
valeu!

Unknown disse...

Obrigado pela visita ao blog Fabricio. Quanto ao Palm Of Soul, eu ainda não tive oportunidade de conferir. São tantos lançamentos e gravações, que fica quase impossível acompanhar tudo, não é? Abs

Fabricio Vieira disse...

se quiser, eu te arrumo. é só avisar...

Unknown disse...

Valeu Fabricio.

 
 
Studio Ghibli Brasil