sexta-feira, julho 13, 2012

Jodie Christian - Blues Holiday (1994)

O trio composto de piano, contra-baixo acústico e bateria é conhecido como a formação clássica das pequenas configurações de conjuntos do que se convencionou chamar de jazz. Alguns destes trios se tornaram símbolos do jazz, como o Bill Evans trio, Art Tatum trio, Ahmad Jamal trio e um dos mais expressivos que não se efetivou como um grupo fixo, o trio formado por Duke Ellington, Charles Mingus e Max Roach, que podem ser considerados como parte fundamental dos pilares do chamado jazz moderno e gravaram o disco Money Jungle. Jodie Christian foi um membro importante na formação da AACM de Chicago, que trouxe novas mudanças na música criativa na América do Norte e esta gravação contém a essencia da música afro-americana que todos conhecem por jazz. Não importa o quanto se avance em novas abordagens linguísticas e experimentações músicais das mais radicais, se algo ainda tem a palavra jazz no meio, seja free, avant ou o nome que seja, o blues lá estará. Clique aqui para acessar o arquivo para apreciar clássicos como Take The A Train de Billy Strayhorn e uma versão de certo compositor brasileiro.

Um comentário:

Namaguideras disse...

Muito pertinente sua observação sobre a relação entre o jazz e o blues. Li algo semelhante no livro "O jazz: do rag ao rock" de Joachim E. Berendt:
"Eu desconheço um só grande músico do jazz, de qualquer período, que não tenha profundo respeito e identidade pelo blues- mesmo quando não o toca. Em minha opinião, ou o jazzista tem o espírito do blues no sangue ou não é um bom músico." Billy Taylor- pianista

 
 
Studio Ghibli Brasil