sábado, outubro 13, 2012

Charles Brackeen Quartet ‎– Attainment (1987)



Últimamente tem se tornado difícil divulgar música neste espaço. Segundo os estatutos de direitos autorais que tem agido com mais vigor na world wide web, já tive dois links removidos aqui. O que os detentores dos direitos parecem não compreender, é que não há um comércio fonográfico digital neste weblog, mas apenas um espaço de divulgação musical para um número pequeno de pessoas, num país onde não se encontram lojas que ofereçam os respectivos "produtos" (está em aspas pelo respeito ao conteúdo, independente do formato) para consumo. É uma discussão muito extensa e desgastante, vem daqueles tempos em que já se questionava a legalidade ou ilegalidade do simples ato de alguém gravar um LP em fita k7 de um amigo. As obras que costumo divulgar no Sonorica, são de pouca repercussão mercadológica, muitas atravessaram décadas e viraram o século com mesmo baixo índice de interesse. Mesmo aqui em São Paulo, as pessoas vão encontrar dificuldades até para tentar encomendar os títulos. Presumo que os detentores dos direitos comerciais irão argumentar que atualmente é viável comprar pela internet. Não é tão simples assim. Mas é claro que eles não se importam com as dificuldades e incertezas das compras online. Você quer? Se vira!
Bem, como disse agora pouco, procuro divulgar artistas que quase não tem reconhecimento tanto das midias quanto do público, apenas são notórios para um pequeno grupo de pessoas espalhadas pelo globo terrestre. Não é este mísero weblog que vai alavancar uma avalanche de downloads a ponto de causar um assombroso rombo nos cofres de uma gravadora, levar os artístas e autores à miséria, causar a proliferação de discos piratas pelas ruas da cidade, etc. Não, na maioria das vezes os que entram em contato com a música destes artístas, vão se interessar em comprar os originais e deparar com as barreiras do comércio de produtos importados, das taxas, longos prazos de encomendas, incertaeza de disponibilidade de catálogo, etc e etc.
Veja o caso do saxofonista Charles Brackeen. Quantos aqui no Brasil conhecem ele? Quais albuns de Brackeen foram lançados no mercado brasileiro? Que composição de Brackeen foi executada nas rádios brasileiras? Youtube? Faça-me o favor, não há mais que meia dúzia de faixas postadas dee forma independente por admiradores de sua arte.
Charles Brackeen nasceu em Oklahoma no dia 13 de março de 1940, estudou violino e piano, mudando para o saxofone tenor e soprano. Tocou com membros do quarteto de Ornette Coeman em 1968 (Don Cherry, Charlie Hadden e Ed Blackwell), na Jazz Composer's Orchestra, organizada por Michael Mantler e Carla Bley, que teve origem na Jazz Composers Guild, organização fundada por Bill Dixon. Tocou com Paul Motian, Ahmed Abdullah, Ronald Shannon Jackson, Dennis Gonzáles e Don Cherry. Lançou quatro albuns sob o seu nome sendo que a última gravação foi registrada em 1987.
Attainment foi gravado no Texas em 1987 e contou com Olu Dara no cornet e berimbau na faixa título do disco, Fred Hopkins no baixo, vozes, percussão e Andrew Cyrille na bateria e congas.
Por isso estou divulgando a obra de Charles Brackeen para os amigos que ocasionalmente visitam este pequeno espaço virtual. Espero que esta divulgação resulte em um pouco mais de reconhecimento da arte de Charles Brackeen e desperte o interesse de mais pessoas à prestigiarem o fruto de seu trabalho, comprando os cd's, mesmo que seja um tanto quanto burocrático e dispendioso fazê-lo. O músico agradece. Clique nos comentários para acessar o link.

3 comentários:

akirarw disse...

http://www.mediafire.com/?syj499kk912d4it

Namaguideras disse...

Daqui a alguns anos, quem sabe daqui a algumas décadas, o momento do direito autoral vai representar um capítulo ínfimo dentro da História da Música. O som da vibração de uma fonte qualquer é uma força da natureza. E com a natureza ninguém pode! kkkkk

akirarw disse...

Quem sabe, meu caro, quem sabe... Enquanto isso a gente vai fazendo o que temos em mãos. abs

 
 
Studio Ghibli Brasil