quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Zbigniew Seifert, John Coltrane e o violino no jazz

Até hoje existe a idealização limitada sobre instrumentos musicais no estilo musical chamado de jazz. Até o popular saxofone soprano era aceito com dificuldade nos anos 50. Mas independente das opiniões de crítica especializada e público, os músicos não se preocupavam com essas bobagens e apenas enxergam outros instrumentos como ferramentas para seu trabalho. O reflexo deste pré-conceito é refletido no baixo contingente de músicos que usam instrumentos diferentes dos saxofones, trompetes, trombones, guitarras, piano, bateria, etc. O violino é uma dessas ferramentas pouco usadas no dito jazz até hoje. Sim, existem alguns músicos extremamente criativos que fizeram uso do violino no jazz e da música criativa, como Leroy Jenkins, Billy Bang entre os que se enquadram no free jazz, assim como o próprio Ornette Coleman. Talvez o violino seja mais lembrado pelo nome de Jean Luc Ponty e suas participações com o compositor Frank Zappa, ou talvez Didier Lockwood. Mas existiu um artísta que pode ser considerado um pioneiro do violino no jazz:
Zbigniew Seifert nasceu no dia 06/06/1946 em Kraków, Polônia e iniciou sua carreira no saxofone alto, muito influenciado por John Coltrane. Zbigniew fez parte ativa do cenário polonês do jazz, partcipou do grupo de Tomasz Stanko, trompetista e improvisador. Também tocou com Albert Mangelsdorf, Palle Danielsson, Joachin Kuhm, Charlie Mariano, Billy Hart, etc. Seifert segundo suas próprias palavras, tocava o violino, como se estivesse tocando um saxofone sob grande influência de John Coltrane e não tocando seu instrumento de forma usual.
Man Of The Light foi o primeiro disco sob seu nome e contou com o baterista Billy Hart e o contra-baixista Cecil McBee. Segundo Zbigniew, foi o disco em que desejou colocar todos os seus sonhos e desejos. Como sempre, segue nos comentários, o acesso ao homem da luz.

ps.: Para meu amigo Vagner Pitta e Wozzeck! Mag

Um comentário:

akirarw disse...

http://www.4shared.com/rar/_EW_W-B6/SZMOTL.html

 
 
Studio Ghibli Brasil