terça-feira, abril 24, 2018

Marco Eneidi/Glenn Spearman/William Parker/Jackson Krall ‎– Live At Radio Valencia (1997)

Dando continuidade ao momento de homenagear a arte de Glenn Spearman, também é relembrada a música de Marco Eneidi, que infelizmente faleceu em 24/05/2016 e este post já antecipa um mês antes de completar 2 anos de sua prematura partida.
Marc “Marco” Bennett Eneidi nasceu em Portland, Oregon, em 01/11/1956, estudoiu na Mt. Hood Community College em Portland e Sonoma State University em Rohnert Park, California, onde estudou música africana, do norte da Índia e Bali, se interessou pela etno-musicologia.
Nos anos 1980 em New York, conheceu Jemeel Moondoc, William Parker, Roy Campbell, Jr. e Denis Charles. Como muitos músicos, também tocou nas ruas para sobreviver. Em seu apartamento, fez muitas sessões particulares a maioria em dueto com o baterista e amigo Jackson Krall. William Parker o convidou para participar de sua orquestra, onde fez amizade com o saxofonista Jim Pepper e teve contato com veteranos como Dewey Redman, Rashied Ali, Ed Blackwell, C. Sharpe e Don Cherry, os quais considera como mentores. 
Tocou com muitos jovens músicos na University of Wisconsin-Madison e Antioch College quando Cecil Taylor lecionou nos anos 70 e sua influência sobre Eneidi foi contundente.
Também precisou trabalhar fora da música para sobreviver, como motorista de taxi nos anos 80, aplicação de amianto e construções. teve que migrar temporariamente para a costa oeste para fazer dinheiro e num desses períodos, teve aulas de música clássica do norte da Índia na Ali Akbar College of Music em San Rafael, California e aulas com o saxofonista Bert Wilson em Olympia, Washington.
Infelizmente muito da música feita por Eneidi nos anos 80 não foram registradas, como seu trabalho com o Earl Cross Nonet, Saheb Sarbib’s Multinational Big Band, os conjuntos de  William Parker e Sunny Murray que permanecem inéditos. Apenas uma pequena gravação do Jackson Krall’s Secret Music Society no the Shuttle Theatre.
Sua primeira gravação comercial veio através do trabalho com Bill Dixon na Bennington College. Seu primeiro LP foi gravado com William Parker e Denis Charles, que só conseguiu ser lançado de forma independente pelo selo Botticelli Records, nome em homenagem ao seu filho recém nascido, Niccolo Botticelli Eneidi
Nos anos 90 tocou com Cecil Taylor após a morte de Jimmy Lyons. Também tocou com Raphé Malik e iniciou uma grande amizade com Glenn Spearman.
Nos comentários como de costume.

Um comentário:

Akira Rw disse...

https://www.4shared.com/rar/ZsRYArexca/MEd_-_LARVal.html

 
 
Studio Ghibli Brasil