sexta-feira, janeiro 09, 2009

Freddie Hubbard on the other side...

Freddie Hubbard deixou muita música para ser lembrado pelo seu grande talento. Ainda conseguiu celebrar seus 70 anos de idade com o disco On The Real Side gravado em 2008. Que agora esteja descansando em Deus, na santa paz.
Muitos apreciadores de Jazz e músicos ultimamente tem falado a mesma frase: "É... eles estão indo embora...". A morte chega para todos, estamos só de passagem por aqui, mas isso não quer dizer o fim, principalmente para quem ainda tem seus anos para viver em carne e osso na Terra. Realmente os grandes artístas de uma era estão encerrando seu ciclo de vida, mas o renovo acontece, novos talentos surgem e o Jazz continua. Sem dúvida não vão aparecer músicos iguais ao Freddie, mas também sem dúvida já existem os que são tão bons quanto. Aliás não se deve fazer comparações neste nível, pois a música é interessante justamente se ela expressa bem a personalidade do músico.
É impossível esquecer de Freddie e sua corneta no Jazz, na música, quando os Messengers incluíram um trombonista pela primeira vez, Freddie estava lá. Quando Dolphy criou sua obra prima, o Out To Lunch, Freddie também estava, assim como em Free Jazz de Ornette Coleman e Ascension de John Coltrane, fora suas próprias gravações, como Blue Spirits, Ready For Freddie, etc. Hubbard deixou sua rica herança para a música e agora seguimos em frente com Wynton Marsalis, Corey Wilkes, Robert Griffin, Magnus Broo, Lewis Barnes, etc.
Obrigado pela sua música, Freddie.

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil