segunda-feira, maio 11, 2009

Sunny Murray's Untouchable Factor - Apple Cores

Gravado em New York, EUA, no Blank Tapes Studio, 01/01/1978

1.Apple Cores

2.Past Perfect Tense
3.One Up, One Down
4.New York Maze
5.Applebuff

Sunny Murray: drums
Frank Foster: soprano sax (tracks 01 to 03)
Oliver Lake: alto sax (track 02)
Jimmy Vass: alto sax (tracks 01, 03)
Don Pullen: piano (tracks 01 to 03)
Monnette Sudler: guitar (tracks 01 to 04)
Cecil McBee: bass (tracks 01 to 03)
Fred Hopkins: bass (track 04)
Hamiet Bluiett: baritone sax (track 04)
Arthur Blythe: alto sax (track 04)
Abdul Zahir Batin: flute, whistles, percussion (track 05)
Youseff Yancy: trumpet, flugelhorn, theremin, various electro-acoustical sound manipulating devices
(tracks 01, 03 to 05)

Sonny Brown: drums (track 05)

Clique no título do post para o link de arquivo

quinta-feira, maio 07, 2009

The Human League - (keep feeling) Fascination - 1983 e a arte do videoclip


Na metade dos anos 80 os videos promocionais, conhecidos como videoclips, não eram veiculados com tanta frequência como hoje em dia. Hoje temos mais de uma opção em programações televisivas especializadas em videoclips, além da pioneira MTV, inaugurada em 01/08/1981 como canal de tv à cabo em New York e chegou ao Brasil uma década depois de sua criação.
Em 1986 o clip da música Money For Nothing (Dire Straits) foi eleito
"Video of the Year" pelo MTV Music Awards e foi um dos primeiros a usar a computação gráfica. Ian Pearson e Gavin Blair criaram a animação usando um Bosch FGS-4000 CGI system, no estúdio Rushes.
Me lembrei do grupo inglês de synthpop formado em Sheffield, 1977 e seu video clip feito em 1983 com a música (keep feeling) Fascination. Por mais de 20 anos não me saiu da memória a qualidade deste clip, que era desprovido das facilidades da computação gráfica de hoje em dia. Mas é claro que o video era um complemento do mais importante: a música. Fascination é uma bela música e também não contava com tantos recursos de produção. A música do Human League era fruto de criatividade artística e talento musical. Quanto clip de Fascination, assista e veja os detalhes de produção, levando em conta que não há computação gráfica e foi realizado em 1983.
Hoje em dia temos uma multidão de videoclips impressionantes em termos de produção visual e musical, mas a maior parte deles chegam ao esquecimento com facilidade por serem extremamente genéricos e obviamente as músicas sofrem deste mal. Há uma superprodução e a supervalorização dos produtores musicais em detrimento da criatividade artística e talento musical. São como as embalagens de alimentos industrializados, coloridos, ótima apresentação visual, mas na hora que se consome, vem o sabor insípido.

quarta-feira, maio 06, 2009

Kang Tae Hwan - Korean Free Improvisation

Kang Tae Hwan toca saxofone alto, nasceu em 1944 e montou seu primeiro conjunto, um trio formado pelo trompetista Choi Sun Bae e o baterista Kim Dae Hwan, que era seu primo(faleceu em 01/03/2004). Kang Tae Hwan ficou conhecido no Japão depois do Tokyo Meeting em 1985 de Toshinori Kondo. Já gravou com músicos como Otomo Yoshihide, Ned Rothenberg e Evan Parker.

terça-feira, maio 05, 2009

Alexandra Grimal


Alexandra Grimal (nascimento: Cairo, Egito 1980) estudou piano clássico dos cinco aos doze anos. Começou a tocar saxofone e jazz aos quinze anos, em Paris. Obteve o grau de mestrado no Conservatório Real da Haia, na Holanda, em 2005, na classe de John Ruocco, estudou também no Conservatório Superior de Música de Paris (CNSM) e na Academia Sibelius, em Helsinki, na Finlândia, como bolsista do Programa Sócrates. Participou, em 2007, no Banff Workshop in Jazz and Creative Music, no Canada (com Dave Douglas como diretor artístico) e em 2008, no "SIM" a New York.
ouça:





 
 
Studio Ghibli Brasil