quarta-feira, março 16, 2011

Ethnic Heritage Ensemble - Papa's Bounce (1998)


Kahil' El' Zabar é um dos mais criativos percussionistas da atualidade e seu grupo, o Ethnic Heritage Ensemble, desenvolve também um dos trabalhos mais interessantes da música afro-americana. Zabar nasceu em Chicago, 11/11/1953 e aos 18 anos ingressou à AACM (Association for the Advancement of Creative Musicians). Em 1973 estudou música na universidade de Ghana em 1975, se tornou presidente da AACM.
Ernest Dawkins nasceu em 02/11/1953, é saxofonista e educador membro da AACM. Durante sua infância, foi vizinho de Anthony Braxton no mesmo bairro, iniciando no contra-baixo e congas. Aos 19 mudou para o saxofone, sendo autodidata até ter suas primeiras aulas com membros da AACM. Também é membro fundador do grupo New Horizons Ensemble. Sua profunda pesquisa da cultura africana é bem nítida em seu trabalho musical. Joseph Bowie nasceu em 17/10/1953, é trombonista e fundador do Defunkt, que mescla dentro do jazz, o funk e o punk rock. Iniciou sua carreira musical no Black Artists Group e fez parte do Human Arts ensemble, liderado pelo baterista Charles "Bobo" Shaw e também participou de projetos com James Chance, do cenário No Wave de New York. É irmão do famoso trompetista Lester Bowie, do Art Ensemble Of Chicago, o mais conhecido grupo da música mais ousada de Chicago.
Não é só de Art Ensemble Of Chicago, que Chicago vive em termos de música criativa. O Ethnic Heritage Ensemble desenvolve um brilhante trabalho unindo a cultura musical ancestral africana, graças a intensa pesquisa de seus membros ao que se convencionou a chamar de música de vanguarda. O resultado é uma obra atemporal, em que o contemporâneo caminha com o ancestral em perfeita comunhão e criatividade. Uma situação que define isto muito bem, é o depoimento de Dawkins sobre uma turnê do Ethnic Heritage Ensemble no continente africano, em que ele comenta o interessante fato de sua música ser considerada de vanguarda e em uma de suas apresentações a platéia composta de nativos de tribos africanas, se integraram completamente à sonoridade do grupo norte americano, chegando a dançarem até em cima das mesas. Bem, depois de uma afirmação como esta, não resta muito a dizer e apenas clicar na imagem para acessar o arquivo e conferir.

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil