sexta-feira, março 09, 2007

Bush, "potrestos" e um drink de etanol...

Tudo bem, não vejo coisa boa nessa visita. O homem está aqui de olho no nosso "ouro". É claro como a água mineral que se vende nos semáforos que ele está preocupado e quer também desarticular o Mercosul, como também que o mercado do petróleo está se estreitando devido a muitos fatores e o mais grave é o impacto ambiental e a pressão em cima disso. Afinal ele não quer que Manhatan desapareça por conta o aquecimento global, a união européia pegue mal com seu conjunto de estados unidos. Também é bom pra eles o tal do biocombustível, pois eles também são um dos grandes produtores. No final, é a grana e o poder que contam mesmo, dão uma canja aí pra questão ambiental pra não pegar mal, mas não é a preocupação com a "qualidade de vida" que a classe média e alta brazuca adora enfatizar.
Qualquer pessoa que tem o mínimo de interesse em informação de conjuntura mundial sabe dessas coisas. Agora tão querendo bombar o tal do "etanol é nosso!" ou coisa parecida, numa tentativa de resgatar o orgulho nacional. Sendo que muitas pesquisas de outras alternativas de combustível são feitas no Brasil, bem mais eficientes e com menos impactos ambientais que o etanol, que não deixa de ser uma fonte de energia à combustão, que já é prejudicial ao meio ambiente. Aí nessas de que a exportação do "nosso alcool" vai ser bom pro Brasil... Bom pra quem, cara pálida? Todo mundo tem usina e é dona de grandes latifundios? Vamos voltar a monocultura? Vamos viver só de cana de açucar? Isso é preocupação com o meio ambiente, sendo que não é uma vegetação natural deste país?
Mas o motivo deste post foi ter presenciado o equívoco dos protestos no Rio de Janeiro e São Paulo.
O que adianta depredar o consulado dos EUA? O que adianta apanhar da polícia na rua, depredar banca de jornal, prejudicar um monte de gente do povo que precisa trabalhar, bloqueando o trânsito na av. Paulista? Tinha gente precisando chegar no hospital com urgencia, gente do povo que poderia no mínimo tomar uma comida de rabo do patrão, perder cliente por conta do atraso. Mas aí vão me dizer que se tem o direito de protestar e mostrar a indignação perante o MAL que representa Bush por aqui. Aí é que está o Mal, nessas horas só se pensa nos direitos muito mais ideológicos do que os deveres de cidadania. Se este tipo de atitude tivesse efeito, justificaria, mas não! De fachada é muito bonito protestar em público contra Bush, Alca e qualquer um desses lixos enquanto o que não se vê continua apodrecendo por dentro, a estrutura social do país. Porquê ninguém fez nada em relação aos salários dos deputados e magistrados, que afetam diretamente estes manifestantes? E a treta do metrô que tá saindo uma meia muzzarela meia 4 queijos? Não foi a tua casa que ruiu e nem um parente seu que morreu, não? Ironicamente a justiça dos EUA, é, do Bush, tá fazendo algo certo, indiciando o Paulo Maluf! Tá na hora dos ditos ativistas começarem a crescer e agir como gente grande! Ficar de pirraça na rua, mostrando sua "indignação" como um fariseu, não surte efeito contra o grande Mal que combatem. Exercer a cidadania e não dar discurso em boteco perto da faculdade. Vamos cuidar de nós antes de qualquer coisa, depois vemos o resto.

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil