quarta-feira, março 07, 2007

Colorir + Constantina


Duas bandas novas: Colorir de Florianópolis, SC e Constantina de Belo Horizonte, MG.
Bom, no começo dos anos 90, o dito cenário independente do rock vêm passando por mudanças, não que isso seja novidade, pois muita coisa ocorreu nos anos 60, longe dos olhos da grande mídia, que fixou mais na psicodelia e o "It's only rock'n'roll", por exemplo.
Com o advento do grupo Tortoise, no início dos anos 90, recebeu o rótulo de "post-rock" com ares de vanguarda. Mas não é tão vanguarda assim, pois como disse, muita coisa já havia sido feita e experimentada nos 60 e 70. Alguns, ao escutar o trabalho destes dois grupos, podem associar ao rótulo de "post-rock".
Mas ambos os grupos se definem de outra forma, mais como música livre. Em alguns artigos se fala da influência e tenho notado que muita gente confunde Free Jazz com Improvisação. É fato de que a improvisação está presente no Free Jazz, mas não ao contrário. Estéticamente, alguns elementos são parecidos e equivalentes, como a textura sonora extraída dos instrumentos, ruídos, atonalidade, etc.
Se você escutar o trabalho de Ornette Coleman, Cecil Taylor, por exemplo, mesmo nos momentos mais "caóticos" e "aleatórios", está presente as raízes do Jazz. Mas isso é outra história...
Enfim, são dois bons grupos que estão surgindo e em termos de Brasil, realmente é algo novo, pois o rock no Brasil ainda sofre o lema ortodoxo do rock. À exemplo do grupo Hurtmold, trilham por caminhos pouco percorridos do cenário independente, onde a música e os sons falam por si só, ou seja, música instrumental. Pra quem curte esse tipo de som, é só conferir:
http://www.myspace.com/colorir
http://www.myspace.com/bandaconstantina

Um comentário:

colorir disse...

muito bacana o texto...valeu a força!

 
 
Studio Ghibli Brasil