quarta-feira, março 21, 2007

Dizer hoje, antes que seja tarde

É, ele tem o dom... mãos longas e finas que possuem rítmo refinado. Não, não fez escola, conservatório. Mau teve instrumento próprio à sua altura para expressar sua arte. Não nasceu no morro nem na favela, muito menos no berço do samba. Forró? Tem o pai, de coração enorme, mas logo enveredou por outros caminhos, sim, Heavy Metal, Hardcore, Blues, Rock'n'Roll e por aí vai. Até comprou uma guitarra mas Johnny Be Good não vingou. Não foi como Raul, baiano loco que rock tocou. Mas sua arte aflorou ritmicamente de suas origens. Com um pandeiro simples ou qualquer superfície percussiva sai música.
Mesmo sem saber, com um par de baquetas, soava como um Sunny Murray em estado bruto. "Freejazz Naïf"? Sim! Quem diria?!
Tudo isso aliado a uma humildade até prejudicialmente excessiva, muitas vezes se colocando apenas como um ouvinte, apreciador. Não há como negar, boas oportunidades surgiram, mas em certo momento a frieza da grande metrópole lhe roubou a garra. Não é brincadeira, pois seu amigo e meu também, de sangue paraíba, parou de desenhar. Mas este se fortaleceu nesta dificuldade, pois toca uma família com muita dignidade. Mesmo lhe faltando a calorosa proteção paterna desde o berço, como nosso amigo tem, de origem potiguar.
O tempo passa, não espera ninguém, aqui não tem Michael J. Fox pra dar um jeito. A cidade avança e esmaga os justos. O grande pai veio com a cara e a coragem enfrentar a grande cidade, mas esta lhe empurrou pra lá do córrego Pirajussara. Mesmo assim se manteve firme e forte. Mas a terra lhe chamou de volta pelo coração, lugar de lindo nome, Natal. Meu amigo já tem esta promíscua cidade em seu coração, São Paulo, ame ou odeie. Não quería ir, mas não há escolha e não tem força e fé de Davi para encarar o desafio. Foi tudo muito rápido, não tive tempo de dar-lhe um abraço de irmão e boa sorte. Meu desejo é que volte algum dia com a força e a fé para tomar posse do que sempre foi seu.
Quanto a meu amigo e irmão de sangue paraíba, não me importa quando e onde mas nós, junto com o magrão jogaremos nossa partida de dominó.

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil