sábado, maio 05, 2007

Ornette, parabéns!!!

Ornette Coleman, grande artísta, saxofonista, trompetista, violinista, compositor, pintor, educador e segundo um amigo meu que o conhece pessoalmente, uma pessoa amável.
Perdoem-me a grande falha, mas esta informação me foi passada no último dia 16 de Abril deste ano de 2007, que Ornette recebeu o prêmio Pulitzer por conta seu trabalho "Sound Grammar", gravado em 12 de Setembro de 2006.
Pra quem não sabe, Ornette é autor da composição "Free Jazz" que foi gravada pelo selo Atlantic em 1960, onde 2 quartetos improvisavam livremente ao mesmo tempo com um tema pré-determinado.
Contemporâneo de Cecil Taylor, pianista e compositor, desenvolveram este conceito de livre improvisação dentro da música chamada Jazz, no final dos anos 50. Incorporaram outros idiomas dentro desta estrutura e romperam barreiras musicais de uma forma jamais vista.
Ornette sempre indo além, o que causou lamentáveis críticas quando criou seu grupo, o Prime Time, quando introduziu elementos do Rock, do HipHop, guitarras elétricas, etc. Mas mesmo tocando com gente "estranha" ao "mundo do Jazz"(isso não tem a menor importância), como Jerry Garcia do grupo de rock The Grateful Dead, nunca deixou desaparecer suas raízes, como o Blues, a influência local que misturava com a mexicana no estado natal do Texas e o próprio Jazz em sí.
Mas tá aí, um reconhecimento mais que merecido a este grande artísta.
PARABÉNS, ORNETTE!!!

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil