segunda-feira, janeiro 28, 2008

Moral em baixa pt.1

Moral. S. f. 1. Conjunto de regras de conduta julgadas válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. [Cf. ética (1).] 2. Conclusão moral que se tira duma obra, dum fato, etc. . 3. O conjunto das nossas faculdades morais. 4. O que há de moralidade em qualquer coisa. . Adj. 2 g. 5. Relativo à moral. 6. Que tem bons costumes. 7. Relativo ao domínio espiritual (em oposição a físico ou material). [Cf. mural.] ~ V. ciências morais, morte -, pessoa - e senso -.
"Na moral, na moral, na moral... só na moral..." hahahahahaha! Lembrei deste refrão de uma música que andou circulando pelas ondas sonoras, ouvidos receptivos ou não. Aí está mais uma prova do desconhecimento do significado das palavras. Mas sempre se pode argumentar uma atitude "revolucionária" de se apropriar e fazer outro uso, outro sentido. Ah, a modernidade, não ser reacionário... "moralista"!
Eu mesmo já me encontrei nesta militância de combate ao moralismo, com uma visão restrita nas condutas de pessoas de outras gerações, sem compreender realmente o seu zêlo, sem separar o que era realmente válido no coletivo em termos de aplicações práticas no cotidiano atual.
Ora, ironicamente os mais revolucionários, modernos, liberais, etc., dependem de uma conduta moral. Não? Experimente "ficar" com a namorada ou namorado de seu amigo ou amiga, criticar ou ofender pais de algum amigo ou amiga, invadir o perimetro pessoal de qualquer amigo e veja o que acontece. Em verdade vos digo meus amados conhecidos e desconhecidos, os que defendem uma sociedade sem moralismo, autoridades, deparariam com assassinato, assalto, agressão física e verbal, violência desenfreada em todos os sentidos em qualquer lugar, principalmente nos lares dos combatentes da moral. Vejam só, o anarquismo depende de condutas morais!

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil