quinta-feira, junho 25, 2009

Beatles "forévis"?

Ainda me lembro dos longinquos anos 80, precisamente no ano de 1982, o ano que estraguei meus dentes comprando chicletes para completar o album de figurinhas da respectiva copa mundial, onde a seleção canarinho foi abatida e me desliguei do assunto futebol para sempre, mas não porque a seleção perdeu, mas porque achei que estava perdendo tempo me dedicando ao futebol. Também começou com a morte de Elis Regina logo em Janeiro, lembrava dela na tv e de suas músicas que sempre estavam nas rádios. Não compreendi a sua morte, este assunto era muito confuso para um menino de 9 anos de idade. Logo um ano depois estive com meu amigo na padaria que Elis costumava frequentar, que ficava na esquina da rua Augusta com Estados Unidos, para tomar um refrigerante durante um passeio de bicicleta, mas foi por acaso, nem imaginava que antes poderia ter encontrado ela por lá.
Também foi o ano em que comprei meu primeiro lp e sem autorização dos meus pais. Fui em uma loja que ficava perto do colégio onde eu cursava
o primário com o dinheiro que meu avô me deu e pedí o disco Hey Jude, dos Beatles. Eu nem alcançava a prateleira, também não sei porquê gostei da capa do disco, com aqueles quatro sujeitos estranhos parados em frente uma porta. Também assistí o Yellow Submarine na sessão da tarde e gostei mais ainda. Os Beatles me acompanharam por todos os momentos da música, sempre na discoteca, independente do que eu estivesse ouvindo mais na época, seja no Breakdance, Heavy Metal, Acid House, Hardcore, etc. Com o tempo, selecionei melhor o repertório dos quatro de Liverpool e descartei a época mais yeah, yeah, yeah que a meu ver era uma espécie de Menudo da época. Sem dúvida eu me concentrei mais na época do Sargent Peppers Lonely Hearts Club Band, Yellow Submarine e Magical Mistery Tour, que foram as mais criativas para mim. Muitos falam do White Album, que é o melhor de todos, mas eu não acho, as experiências sonoras alí sempre me soaram um tanto enfadonhas. O Let It Be, mesmo contendo faixas lindas como a própria título, achava um disco deprimente, com o clima de ruptura da banda. De vez em quando eu ainda ouço uma coisa ou outra, mas não como antes, ainda gosto dos Beatles, mas eu já assimilei sua arte, está na minha memória. Confesso que um pouco do brilho se ofuscou depois que tive contato com o Pet Sounds e Smile dos Beach Boys, numa comparação mais próxima entre gêneros. Também gosto de um pouco da carreira dos ex-integrantes, como a música de natal de John Lennon e a parceria de Paul McCartney com Stevie Wonder.
Hoje em dia os Beatles são bem mais uma mercadoria do
que outra coisa, chegando ao ponto de fazerem um video game de última geração os usando como tema. As discussões em meios de comunicação chegam em níveis de qualidade altamente suspeitos em termos de qualidade, como futilidades sobre numeração de discos, fora as eventuais "fofocas".
O problema aqui é o absolutismo em torno dos Beatles, numa equivocada atribuição de mérito em muitos fatores da música e a indústria. Lí recentemente em uma publicação uma jovem pessoa atribuir o pioneirismo do formato videoclip à eles. Se a pessoa se auto denomina jornalista, deveria rever seus conceitos ao publicar uma afirmação destas. Pais, donos de lojas de discos, editores de revistas, livros e fanzines, devem ser mais coerentes e não ficar impondo suas paixões à juventude, que estão mais certos gostarem de artístas contemporâneos, mesmo que sejam de qualidade "inferior", afinal, os Beatles já foram os Jonas Brothers de sua época.

Um comentário:

Nomeansno disse...

Esses ícones pop de emcubadora de gravadora major são só pra referencia e falta de acesso a informação da época mesmo. Reconheço Yellow Submarine, Magical Mistery Tour e mais alguma coisa deles, na época nem tinha como conhecer tanta coisa. Mas é incrível como o ser humano é tão besta em plena fase áurea da informação e acesso à internet ainda ficar nessas de exaltar Beatles. Se aproveitam da burrice humana pra vender produto, um nome, uma marca registrada e o lucro no caixa! Eu prefiro mil vezes bandas das coletaneas Peebles e Nuggets, The Kinks entre muitos outros da mesma época desses Menudo ai, esses sim merecem respeito! Agora essa banda de programa de auditório feito pra careta já deu a cota faz tempo e pra variar resta a nós engolir a seco a lambança.

 
 
Studio Ghibli Brasil