quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Equívoco das Indias e os dejetos da rede grobo

Novela já não é de longe a melhor opção de lazer, mas muita gente deixa de fazer coisas importantes para acompanhar os melodramas. Um sintoma grave da alienação eu mesmo pude presenciar, pessoas acreditando que novelas de época são o retrato fiel de um país naquele período que foi usado como tema, como se fosse um documento histórico. Muita gente acha que a imigração no Brasil foi como na novela das 20h... (?!).
Agora a nova polêmica é sobre esta nova novela que é ambientada na India. Eu ví uns trailers e já achei engraçado os indianos com sotaque carioca, valeu? Depois o que me chamou a atenção foi a matéria publicada no Jornal Da Tarde falando do equívoco cometido pela autora, Glória Perez.
"Os dalits não são mais pessoas discriminadas na Índia. A autora precisa atualizar essa novela, tudo o que vejo lá é de, pelo menos, 60 anos atrás. Nós indianos ficamos aflitos em ouvir as gírias erradas. 'Badi', por exemplo, que é usada em referência ao pai, está errada. 'Badi significa balde, 'Babadi' que significa pai", patrulha Dinesh Rajput, de 36 anos, que vive no Brasil há 11 anos
.
"Eu acabei de chegar da Índia, e as coisas não são como é mostrado na novela. É tudo muito desatualizado.", segundo Kiran Patil, sobrinho de Bianca Shiva Nandini, monja e presidente da Associação Cultural Brasil Índia.
Bhuvana Mohandas, 63 anos, que viveu 11 anos como monge na Índia, reforça que toda novela é um exagero da realidade. "Não dá para julgar a Índia por uma novela, assim como não dá para julgar o Brasil a partir de Cidade de Deus. A novela oferece a primeira impressão da Índia e mostra uma abordagem superficial do país e de sua cultura. Existem muitos caminhos para as Índias."
Pra variar a "humildade" brazuca:
Glória Perez, por sua vez, insiste em que a pesquisa feita por ela e sua equipe, em sites de relacionamento e blogs, é fiel à realidade atual do país.

É isso aí pessoal, este é o nível de pesquisa que nós temos aqui...

PS.: Na boa é bem melhor ler um livro, dar um passeio do que ficar assistindo novela, mas como disse um amigo, pra quem é tá bom demais. Isso é muito triste, me ajuda aê Datena, pô!

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil