sexta-feira, junho 26, 2009

Michael Jackson, agora, todo mundo gosta...

Até ontem, Michael Jackson era tema de piadinhas maldosas, sobre pedofilia, etc. Para muita gente, era um assunto constrangedor e ignorado. Agora, todo mundo falando de Michael, de quanto gostavam de sua música e tudo mais.
Eu mesmo já tinha me desligado de Michael Jackson quando ele lançava o disco Bad. Eu até gostava da música Black Or White(do disco posterior ao Bad, o Dangerous), mas não foi o suficiente para eu comprar o disco. Hoje eu lamento a sua morte, pois me parece que ele ainda tinha algo à realizar em sua breve vida. Também pelo fato de que ainda não parecia ter encontrado sua felicidade, diante de tantos fatos expostos pela imprensa.
Mas a parcela popular está isenta de qualquer hipocrisia, pois eles nunca abandonaram Michael, mesmo com os ditos escândalos e muito menos pela sua estética musical. E sem contar com os fãs incondicionais, que o seguiriam independentemente se fosse Heavy Metal sua nova abordagem.
Aí vem aquela conversinha de sempre, dos intelectuais da música, a turma do "bom gosto", que começa a arrumar justificativas mais elegantes pelo gosto ao artísta. Da importância da produção de Quincy Jones, como se esta maioria estivesse consciente do trabalho de Quincy no disco. Outros falam do Off The Wall, sendo que a maioria nem ligava para Michael nesta época, mas como se tornou algo "cult" na nostalgia que assolou os novos clubes da cidade, todo mundo fala que gosta. Depois tem uma parcela mais crônica, que nem havia nascido ou era apenas bebê, que só considera a fase do Jackson 5, dando um ar "vintage".
Agora começaram os depoimentos de vários artístas mais "descolados", "cool", alegando a importância de Michael em sua música, sendo que grande parte à tempos atrás, tinha vergonha de confessar que no auge do modismo, comprou o disco Thriller de Michael.
Me lembro que em 1985, junto com meus amigos metaleiros do bairro, quebramos nossos discos de Thriller, num ritual de abominação à música pop. Não me arrependo, pois lembro que me divertí com aquela arruaça.
Espero que Michael estivesse em paz em seus últimos momentos e esteja em paz agora.
Beat it ainda é uma das minhas músicas preferidas.

Um comentário:

Nomeansno disse...

A midia matou mais um infelizmente e o chapa doido vai descansar em paz. Que Deus o tenha, foi um grande artista! Porém após a fase áurea da carreira lançou muita merda sem exito algum mas como todo artista de casting de gravadora major foi elevado ao status de ícone eternamente ainda quando estava vivo. Virou alvo de piada e insultos de jornalistas e os fãs também ajudam a eternizar. Pra nós que temos gostos alternativos à massa a vida continua com bandas e musicos excelentes sem reconhecimento algum, sem espaço, sem público, sem renda no limbo do esquecimento. Michael já teve seu momento importante na história até final dos anos 80 agora como todo ser vivo que deita ele merece a paz!

 
 
Studio Ghibli Brasil