segunda-feira, fevereiro 14, 2011

Einstürzende Neubauten - Stahlmusik (1980)


Não sei se é por conta do nome em alemão de difícil pronúncia, que atrapalha o reconhecimento deste grupo, mas suspeito que seja por outros motivos injustos (isto se encaixa em nível de Brasil). Einstürzende Neubauten significa Novos Edifícios em Colapso, ilustrando um conceito artístico do grupo, sobre a arquitetura alemã pós Segunda Guerra Mundial, em que os novos edifícios construidos depois de 1945 eram de material mais frágil, mais barato e com menos atrativos estéticos.
Talvez alguém se lembre do guitarrista e vocalista Blixa Bargeld pela sua participação nos grupos Birthday Party e Bad Seeds de Nick Cave, ou da apresentação no sesc Belenzinho nos anos 90 à R$ 5,00, ou do lançamento em vinil do disco Haus Der Lüge nos anos 80, o famoso disco de capa preta com o cavalo vermelho. Aliás esta saudosa época, a indústria fonográfica nacional, por conta de contrato que obrigavam à lançar alguns ítens de catálogo como condição de vender os títulos mais famosos, podíamos acessar o mais variado tipo de música em simples lojas de disco de bairro. Eu mesmo me deparava com lp's do Laibach, 45 Grave em lojas populares do meu bairro.
Bem, vamos ao Neubauten. O grupo ficou conhecido pelo chamado estilo industrial, que juntava os elementos do punk rock, com os ruídos de elementos não musicais, como furadeiras, britadeiras, canos e chapas de metal, enfim, de ferramentas industriais e de construção em sua música. Quando se fala em experimentalismo musical, Eintürzende Neubauten é um nome obrigatório e fundamental, como o conterrâneo Kraftwerk é para a música eletrônica.
Stahlmusik foi gravado dentro de um pilar da ponte Stadtautobahn em Berlin. Clique na imagem para acessar o arquivo e se você ainda não conhece o trabalho do Neubauten, este é o convite para adentrar neste especial capítulo da música mais ousada feita no fim do séc.XX.
Para saber mais:

http://neubauten.org/

Um comentário:

Fabricio Vieira disse...

O Neubauten é clássico absoluto. Bacana foi descobrir o F. M. Einheit, percussionista-chave do Neubauten, trabalhando com o Caspar Brotzmann: mundos paralelos que se encontram.

 
 
Studio Ghibli Brasil