terça-feira, janeiro 31, 2006

Produtores gringos, arte ou publicidade?

Tenho notado uma tendência na produção musical brazuca: contratação de produtores e engenheiros de som estrangeiros. Xenofobismo de minha parte? Não mesmo ! Mas pra quê se temos mão de obra altamente qualificada e até de exportação? Ora, para o trabalho ter a mesma "qualidade" que os "gringos". Cena comum : uma banda vai gravar e leva o cd da banda preferida e pede ao engenheiro de som ou produtor, que fique parecido e tal. Quem pode, já contrata o técnico de som que o ídolo trabalhou. Fato bizarro : Na febre comercial do "Grunge", chamam o Jack Endino(gravou Nirvana e Mudhoney entre outros) para produzir rock nacional...
Me lembrei de um trabalho em publicidade, tinha que fazer uma ilustração e design de um produto, ai me veio o diretor de arte com um monte de livros e revistas e disse pra fazer tipo esse e aquele. Pensei : Isso é ser diretor de arte? Bom, a diferença é que cada um fez seu trabalho e ninguém ficou achando que fez "Guernica" ou "La Pietá". Mais uma vez... mais uma vez, segue-se o histórico de humilhação no rolê. Os "artistas" pegam a oportunidade de serem originais e jogam fora junto com a água do balde. Será que é tanta vontade de sucesso garantido? Não acreditam na própria capacidade? Ter a marca "gringa" torna mais "chic"?
Olha, genérico só é bom quando é remédio mais em conta pois vai comprar um isqueiro "Byc" e ele não explode na sua mão, ou pilhas "Dubacell" que podem vazar e danificar seu aparelho... ô vidinha mais ou menos!

Nenhum comentário:

 
 
Studio Ghibli Brasil