quarta-feira, março 22, 2006

Charles Gayle

Nascido em 28/02/1939, Buffalo, New York, E.U.A.. Participou do chamado cenário Free Jazz da década
de 60 e começo de 70. Até meados da década de 80,
Gayle não tinha casa para morar, nem merecido reconhecimento, restando-lhe tocar seu saxofone tenor por 20 anos nas ruas de New York. Isso lhe rendeu dedicação aos estudos, perseverança, fé, vontade de viver. Tocando debaixo de viadutos e morando em prédios abandonados, segundo suas palavras, não tinha certeza se sobrevivería a cada inverno novairoquino. Recentemente voltou a tocar seu primeiro instrumento,
o piano. Também experimentou o clarinete-baixo, bateria e viola, registrados em alguns de seus discos.Tocou e gravou com Cecil Taylor, Sunny Murray, John Tchicai, Henry Grimes e Rashied Ali. Como também Henry Rollins e Thurston Moore.
O som e poder de seu saxofone é conhecido no meio artístico. Composições longas e vigorosas, com temas que falam de simples coisas do cotidiano ou sobre Deus. Aliás Gayle trata sua questão de fé de um modo estritamente particular, sem impor uma pregação religiosa. segundo suas palavras, Deus é uma coisa tão natural pra ele, como respirar.
Somente depois da metade da década de 80 Gayle conseguiu registrar sua música em discos. A Knitting Factory foi fundamental para Gayle, proporcionando-lhe condições para se apresentar e gravar. Atualmente Gayle está em plena atividade, feliz e agradecido por finalmente ter um lugar para morar, um humilde apartamento no centro de New York.
Infelizmente, há poucas informações registradas sobre Gayle, apenas a superfície de sua vasta obra musical. Mas vale a pena pesquisar e ter contato com sua música.

2 comentários:

Anônimo disse...

o isso aqui nao tem graca fala da vida dos outros q é mais da hora!!!!

Anônimo disse...

arranja um emprego nicolas

 
 
Studio Ghibli Brasil